Pelo que li na matéria do Portal de Notícias (Confira a programação do Carnaval na região Carbonífera), Carnaval mesmo, com "C" maiúsculo, aqui na região Carbonífera, somente em São Jerônimo. Para o povão que ficar na região, São Jéo é a única cidade onde o poder público vai patrocinar uma folia carnavalesca a rigor, com desfiles de escola de samba e tudo o mais.
Aqui em Charqueadas, pra falar da minha aldeia, somente um carnaval de rua a partir das 20h na terça-feira, para além das atividades programadas pelo Clube Tiradentes com o Bloco Infantil Ouro Negro. E quem não tem folga pelo menos na manhã da Quarta-feira de Cinzas, como poderá pular o Carnaval de boa, com a cabeça despreocupada, esticando a Terça-feira Gorda? E porque só na terça, pombas?! Em Arroio dos Ratos ocorrerão desfiles de rua no sábado e na segunda-feira. Ok! Triunfo, programação para quatro dias, iniciando na sexta-feira. Olhando essas coisas fico a pensar... o Carnaval está em crise? Ou é o modelo com escolas de samba que está?
O Carnaval com desfile de escolas de samba na avenida é coisa da segunda década do século XX para cá, nascida no Rio de Janeiro, onde ainda hoje é um dos maiores espetáculos da terra e cartão postal mor do Brasil. Acabou se espraiando para todo o território nacional e virando modelo para o país. Recordo, desde pequeno, de o Carnaval de São Jerônimo ser o mais tradicional e forte da região, com o desfile de blocos e escolas, que meus pais nos levavam pra assistir. Em Arroio dos Ratos o forte era a folia nos clubes. Aqui em Charqueadas presenciei muitos desfiles, mas de um tempo pra cá tudo sumiu. Falta de carnavalescos comprometidos com as escolas? Falta de mecenato da prefeitura? Todas as alternativas anteriores, somadas e concorrendo para o resultado? O fato é que isso é muito ruim, pois o Carnaval é uma festa popular que nos municípios sempre foi uma alternativa para a população pobre, que não tem $ para sair da cidade no feriadão, ter acesso a cultura, lazer, diversão, alegria e inclusão social, em grande parte patrocinadas pelo poder público - nunca foi e não há como ser diferente. Sem isso, essa parcela do povão fica a ver caíques no Jacuí a fim de espantar o tédio e o calor.
Pelo menos quanto ao modelo tradicional, com desfiles. Na dos bailes de rua, ainda haverá opções em algumas cidades. E cabe também perguntar: Esse será o novo formato da folia, para os próximos anos? Se for, tudo ok, mas que seja nos quatro dias, né! O povão que paga imposto merece esse retorno.
E, finalizando, um cutuco: noto certo preconceito em determinados círculos quanto ao Carnaval, como "despesa" fútil e desnecessária para os municípios. Será que esses que assim pensam ficam na cidade durante o Carnaval ou gostam dele? Desconfio que a grande maioria não...
"Em fevereiro tem Carnaval! E a festa do povo é a festa de Deus, pois se a voz do povo é a voz de Deus, a alegria do povo também Dele é".
Um bom feriado de Carnaval para todos. Cuidem-se, vacinem-se, usem máscaras em locais fechados, vivam, pulem, brinquem e fiquem com Deus.