João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Moção de aplauso para literatos charqueadenses

 

2022 foi um ano em que a literatura ressurgiu enquanto força coletiva organizada na cena local, após 11 anos, com a retomada do Sarau Literário de Charqueadas, evento que consta na lei da Agenda Cultural de Charqueadas. Fruto da iniciativa da bibliotecária Carina Paim e do trabalho desta e das funcionárias das bibliotecas públicas municipais Vera Gauss, no Parcão, e Romeu Lombardi, no CEU Jorge Afre, o Sarau teve sua sétima edição de 17 à 21 de outubro, nos locais acima e no espaço Valda Tissot Junqueira, na SMED, tendo como patrono o romancista Max Belzareno.

 

Não que, durante esse período, a literatura tenha se estagnado na cidade. Pelo contrario, manteve-se viva, pois escritores e escritoras como Amanda Santos, Cláudia Gelb, Júnior Dihl, Henrique Severo, Cristiano Straccione, Yannikson Mattos, Tábatha Belzareno e Max Belzareno, para citar alguns nomes, publicaram durante esse hiato, alguns inclusive participando da Feira do Livro de Porto Alegre - só agora em 2022, por exemplo, Santos e Severo autografaram na Feira. Foi essa força individual que esse ano se aglutinou e gerou o VIIIº Sarau Literário de Charqueadas.

 

Em reconhecimento ao acima exposto, os parlamentares da Câmara de Vereadores de Charqueadas aprovaram em 25 de outubro Moção de aplauso, proposta pela vereadora Paula Ynajá, para os literatos e literatas que participaram do VIIIº Sarau. A moção será entregue hoje, às 18 horas, em solenidade na Biblioteca Pública Municipal Romeu Lombardi, no CEU Jorge Afre - Bairro Sul América.

 

Que 2023 seja literariamente tão bom quanto seu antecessor, possibilitando a continuidade do Sarau Literário de Charqueadas e de outros lançamentos de escritores locais - soube que o cantor, compositor e professor Manoel Leonardo Pinheiro está com um livro de contos já na prensa.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 28/12/2022
Alterado em 28/12/2022
Comentários