João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Vou torcer pra Argentina

 

Absolutamente nada contra a Croácia, nenhum rancor pela eliminação. Futebol é futebol, um tem de chorar e nós choramos. Também não torcerei para os hermanos como torço para o Brasil, nem de perto. mas bah, tri longe disso, ou melhor, penta longe disso. Na verdade simpatizo com a Argentina e desejo que ela seja campeã do mundo no Qatar, pois "soy latino americano", que nem na canção do Zé Rodrix.

 

Nos anos 1960 e 70 não havia essa rivalidade boba contra argentinos, vivia-se o tempo do desejo de uma América Latina livre, independente e desenvolvida. Uma bela utopia. Argentinos, uruguaios, paraguaios, etc, todos irmanados visando suturar as veias abertas da América latina, como no livro do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Todo esse povo vem pra cá no verão, convivemos com eles nas praias. Qual o motivo da rivalidade, então? Bobagem isso. Adoro nossos vizinhos latinos, seus países e suas culturas, tão perto de nós gaúchos e brasileiros, irmanados nesse belíssimo continente. Ainda mais que argentinos e uruguaios são azuis como o Grêmio.

 

Nada contra os europeus, afinal somos europeus transplantados e muito deles vieram pra cá séculos depois, como italianos, alemães e poloneses. É que, repito, "soy latino americano e nunca me engano". Ouçam essa canção, procurem no You Tube. Na verdade somos todos habitantes desse planeta, irmãos, como Cristo nos ensinou e é bom lembrar dele no Natal, não é mesmo? "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", Isso é alto, pois Ele pediu pro Pai, ao ser crucificado, perdão para seus algozes e torturadores. Baita exemplo. Supremo exemplo!

 

Tudo ok, sou cidadão do mundo, irmão dos outros povos, mas "soy latino americano", e apenas torcerei pelos vizinhos, que tem minha simpatia pela proximidade. Não torcerei contra os outros, mas a favor dos hermanos. Possuo camisetas das seleções do Uruguai, Paraguai e Argentina em casa, além das Canarinho e das Azul-Aparecida. A Argentina já nos deu tanta gente legal pra esse mundo, como podem conferir na imagem acima. Até o papa é argentino!

 

Logo, força Messi & Cia. Que el tri venga a ti, Argentina.

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 13/12/2022
Alterado em 13/12/2022
Comentários