João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O Sarau está de volta!

 

Após 11 anos o Sarau Literário de Charqueadas, evento previsto na lei da Agenda Cultural de Charqueadas, volta a ocorrer em sua oitava edição, entre 17 e 22 de outubro. O grande incentivo para a realização do mesmo em 2022 é a comemoração dos 40 anos de emancipação política do Município.

 

O Sarau iniciou em 2005, em muito, pela iniciativa, dentre outros, da vereadora e literata Patrícia Ferreira da Silva e do cronista e jornalista Rodrigo Ramazzini e, dada a importância da ação cultural de ambos naquele momento, podem ser considerados os pais do evento. No mesmo ano foi criada a Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC, da qual Ramazzini foi o primeiro presidente. Foram patronesses e patronos do Sarau os literatos e literatas locais Valda Tissot (2005), Saldino Antônio Pires (2006), Patrícia Ferreira da Silva (2007), Rosilane Goulart Rocha (2008), Alda Marici Silveira (2009), Rejane Barczak (2010) e Cláudia Gelb (2011), sendo que nele deram palestra escritores gaúchos como Moacyr Scliar, Juremir Machado da Silva, David Coimbra, Mário Pirata, Joaquim Moncks e Benedito Veit.

 

Agora, no VIIIº Sarau Literário de Charqueadas, pela primeira vez uma mulher será a palestrante principal: a escritora e professora universitária Jane Tutikian, patronesse da Feira do Livro de Porto Alegre de 2011 - por acaso o ano da última edição do Sarau. Mantendo a tradição de ressaltar o trabalho de literatos locais, o patrono do VIIIº Sarau será o escritor, historiador e mestrando em Literatura Max Belzareno, autor de quatro romances, dentre eles Inesquecível, de 2015.

 

Se Patrícia e Rodrigo são os pais do Sarau, em sua volta ele passa a ter madrinha: a bibliotecária charqueadense Carina Paim, que atua na Biblioteca Pública Municipal Vera Gauss. Sem o esforço e empenho de Carina o VIIIº Sarau Literário de Charqueadas continuaria letra morta na Agenda Cultural - a foto acima é a colagem que fez para a capa de seu caderno, inspiração para a arte desse ano (imagem abaixo). Nosso aplauso e gratidão a essa funcionária pública municipal comprometida com a cultura - e a literatura - local e que, por isso, faz as coisas acontecerem.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

 

Confiram abaixo a programação do

VIIIº Sarau Literário de Charqueadas

 

(Adendos à programação:

- na quarta-feira, 19, às 19 horas, na Biblioteca Municipal, Bate papo com Rosilane Rocha: Mostra Literária de Charqueadas: cidade e cidadãos em prosa e verso

- no sábado, 22, às 14 horas, na Biblioteca Municipal, Oficina de escrita criativa com Luana Diello: Ok, mas como eu escrevo mesmo?

- no sábado, às 16 horas, na Biblioteca Municipal, Bate Papo com o escritor Daynor Lindner: A poesia pulsa nas veias do poeta) 

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 14/10/2022
Alterado em 14/10/2022
Comentários