João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Férias

 

Em férias! Finalmente! Trinta dias de papo pro ar, como um gatinho dorminhoco. Se o trabalho dignifica o homem, por que as férias são tão legais e desejadas? Porque nas férias estamos 100% donos do nosso tempo, principalmente se solteiros, o que não é o meu caso - eis então que estou 80% dono do meu tempo. E também porque o trabalho é, para a maioria, apenas obrigação de sobrevivência, não escolha e realização pessoal.

 

O que pode ser melhor do que tirar férias? Viajar nas férias! Ir à algum lugar diferente. E nada de lidar com coisas relacionadas ao trabalho, por mais que se curta o trambe. Mesmo que seja jogador de futebol, músico ou escritor. Embora ache que participar de uma peladinha descompromissada deva ser tão legal como dar uma tocada ou cronicada quando a inspiração chega e bate na porta. Só que aí se faz quando há vontade, não aquela coisa diária, compromisso. Se um dia não tô com vontade, não jogo, não toco, não escrevo, não lavo a louça e não varro a casa. Ôpa, essas duas últimas não, essas caem nos 20% impossíveis para o homem casado decidir sobre. Decidir não cuidar da casa é um privilégio dos solteiros, só eles podem decidir se vão ou não viver no meio do caos e da sujeira por trinta dias.

 

Exercícios nas férias? Sei lá. Exercício a gente pode retomar depois, né? Ah bom, tu A D O R A malhar, não vive sem, então faz nas férias, até mais do que já fazia, já que terá mais tempo. Eu não adoro, faço porque tenho de fazer, para viver mais ou, pelo menos, viver melhor o tempo que tiver. Nas férias, só levantamento de copo, em revezamento de cerveja e vinho, em dose maior, eh eh eh eh. Já os remédios, desses não tem escapatória. Quando certas doenças crônicas chegam, o remédio é quase como o ar que tu respiras, ou seja, precisa deles para viver bem - em alguns casos, até para continuar vivendo.

 

Pensar na vida... Férias é um período de parada, que pode ser utilizado para refletir sobre o que se aprendeu, o que se perdeu, o que se abandounou ou sobre o que se agregou. Para se reorganizar a biblioteca. Visitar aquele parente que mora longe. Ficar parado em casa sem fazer nada, tomando café e maratonando séries. Para brincar todo dia com filhos e netos.Fazer o que tu quiser, já que estará gozando suas férias.

 

Férias. Férias! Féééééériiiiíiiaaaaaassss!!!!!!!! FÉRIAS! F É R I A S ! Direito trabalhista ganho à duras penas, algumas vezes ao custo da própria vida, pelas gerações passadas de trabalhadores assalariados. Logo, não um direito natural, mas sim um direito histórica e socialmente construído. Portanto, um direito que deve ser usufruído com vontade, consciência classista e gratidão.

 

Férias no inverno, férias no verão, férias no outono, férias na primavera: férias em qualquer estação! Férias em qualquer mês! Férias em janeiro, férias em fevereiro, férias em março, férias em abril, férias em maio, férias em junho, férias em julho, férias em agosto, férias em setembro, férias em outubro, férias em novembro, férias em dezembro. Férias!

 

Viva as férias! Férias azuis, como o céu e o mar: gatinho flanando ou flutuando em imensidões azuis, dono de seu tempo. Continuarei aparecendo por aqui, quando aterrissar ou atracar.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 01/06/2022
Alterado em 01/06/2022
Comentários