Volta das máscaras em locais fechados
As estatísticas estão falando claramente: na região Carbonífera, passamos de 46 (22/abril) - 148 (29/abril), 178 (6/maio) - para 327 (13/maio) casos notificados de Covid-19, ou seja, 610% de aumento no período (matéria completa); no Rio Grande do Sul, de 113 para 223 casos notificados por 100 mil habitantes (matéria completa) entre 7 e 17 de maio, ou seja, dobrou; no Brasil, a média de óbitos subiu 20% em duas semanas (matéria completa). Entenderam?
Então, o que as estatísticas falam, quase gritam? VOLTEM A USAR MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS! Não esqueçam que se a situação notificada está assim, deve estar bem pior na realidade, dada a subnotificação crônica de dados da pandemia no Brasil.
Aliás, o GT Saúde do governo RS entendeu claramente esse aviso das estatísticas e recomendou às prefeituras a volta das máscaras em locais fechados (matéria completa). No Estado, os internados em leitos clínicos (suspeitos e confirmados) cresceram "47% em apenas nove dias – 339 casos em 9 de maio para 521 em 18 de maio", sendo que "o número de internados em UTIs por covid-19 segue estável", embora "o GT Saúde espere aumento nas internações em UTIs nos próximos dias", conforme noticiou o Portal de Notícias.
E nós, o que faremos? Ora, nós já sabemos o que temos de fazer nessa altura: COMEÇAR A USAR MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS, por nós mesmos, sem esperar as prefeituras o decretarem. Principalmente as pessoas dos grupos de risco que, aliás, ainda tem a recomendação de usar. Se nem deviam ter parado de usar, pois agora que usem mesmo!
Um bom final de semana para todos, cuidem-se e fiquem com Deus.