João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Anjas e anjos nossos de cada dia

 

Nesse pôr do sol em que agora escrevo, sei que muitos igualmente o fazem somente devido à ação de profissionais essenciais em nossa sociedade, aqueles que são, em muitos casos, a linha divisória entre a continuidade da vida e a morte: os profissionais de saúde. E hoje inicia a Semana da Enfermagem, eis que este 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermeira e do Enfermeiro e dia 20 será o Dia dos e das Auxiliares e dos e das Técnicas de Enfermagem.

 

Foi com enorme satisfação enquanto cidadão brasileiro contribuinte e eleitor que vi recentemente aprovarem no Congresso Nacional o piso salarial de enfermeiros, auxiliares e técnicos e também dos agentes comunitários de saúde. Que baita justiça a todo esse pessoal, que esteve e está na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19, literalmente salvando vidas em risco da própria. Muitos profissionais de saúde - inclua-se ai os médicos e médicas - faleceram no cumprimento do dever nesse período sanitário inédito em mais de um século. Escrevi recentemente e repetirei: no meu serviço, de todas as pessoas que lá trabalham ou trabalharam, foram cinco vítimas fatais da pandemia, dentre esses duas enfermeiras e um enfermeiro. Os dados nacionais e estaduais de óbitos de profissionais da saúde na pandemia já são por demais conhecidos.

 

Assim, se há uma categoria nesse país que merece uma aposentadoria especial, integral e paritária, é a da saúde. A importância dessa gente toda, num país extremamente desigual como o nosso, é, mais do que central e estratégica, civilizatória! O que seria de um povo sem dinheiro sem a saúde pública, sem o SUS e sem a força viva representada pelos seus profissionais? Melhor até nem responder. O fato é que, diante disso, esse piso nacional, embora mais do que justo, é um reconhecimento ainda insuficiente.

 

Durante a pandemia e até hoje, sigo nas redes sociais perfis de médicas e enfermeiras na busca de obter informações sobre o cotidiano desses profissionais e a situação da saúde local e regional. Assim, quando olho para mais um dia que finda, grato a Deus por esse momento, penso em todos esses profissionais e rogo para que Ele os proteja e ampare, junto com seus familiares. E é bom saber que também a sociedade brasileira, através de seus senadores e deputados federais, o fez também aqui nesse plano físico às herdeiras e herdeiros de Florence Nightingale e Anna Nery.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/05/2022
Alterado em 12/05/2022
Comentários