Cuidem das suas mães
Domingo é Dia das Mães, data de família reunida. Em primeiro lugar, cozinhem e lavem a louça nesse dia, dando um descanso para a genitora. Em segundo, não esqueçam de dar uma lembrancinha pra ela, quem pode. Em terceiro lugar, cuidem delas que a pandemia não acabou, como estamos vendo pelos noticiários.
Uma boa parte das mamães são pessoas dos grupos de risco (GRs), devido a idade e também por trazerem doenças crônicas a ela ligadas, como diabetes, etc. Logo, as mamães (e papais e avós), como GRs, ainda tem a recomendação médica e epidemiológica de continuar usando máscara e observar o distanciamento social, além de tomarem todas as doses indicadas de vacina.
Vocês viram que, após a liberação do uso de máscara, os casos de covid-19 começaram ou a subir ou a estabilizar, não é mesmo? Na semana passada, como noticiou o Portal de Notícias, os casos triplicaram na região Carbonífera, inclusive levando a prefeitura de Arroio dos Ratos a decretar a volta do uso nas repartições municipais. No Brasil, no mesmo período, a média de óbitos foi de +3% e a de casos +15%, conforme o site g1; no RS, o número de casos cresceu 35% em relação as semanas anteriores.
Pois então, mesmo com as vacinas, as pessoas dos grupos de risco, as mães, devem tomar cuidado e serem cuidadas. "Quando a gente ama é claro que a gente cuida", como cantou o Caetano. Todo mundo ama a mãe, não é mesmo? Até os filhos da mãe! Porque, como diz jocosamente a charge acima, "mãe só tem uma" - aqui, sem a vírgula.
Um bom final de semana e um ótimo Dia das Mães para todos. Cuidem-se e fiquem com Deus.