Imagem: site lokobeer.com
Níver do ex-papa, a crônica pronta
Na quarta-feira passada escrevi aqui que existem as piadas prontas (como a compra de próteses penianas e Viagra pelas FFAA) e as metáforas prontas (como o naufrágio do Titanic); hoje acrescento que existem também as crônicas prontas, como essa que agora inicio. O motivo? O aniversário do papa "aposentado" Bento XVI, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, na Semana Santa. Ora, um ex-papa comemorar 95 anos num Sábado de Aleluia é uma crônica pronta!
E mais ainda quando passamos pela situação inusitada de termos dois papas vivos e morando no Vaticano. Tá, sei, só existe, de fato e direito, um papa, eis que Bento está inativo e é considerado formalmente como emérito. Entretanto, dado o inédito da coexistência em milênios de catolicismo, visto que Bento foi o primeiro a renunciar ao cargo, pode acontecer de, se o papa Francisco, que está com 85 anos, falecer antes de Bento, igualmente ser a primeira vez que se elege um sucessor para um papa cujo o seu antecessor ainda vive - e, pelo jeito que vai, Ratzinger segue firme para o seu centenário.
E quem garante que o nonagenário Bento não tomou uma ceva gelada e fez uma malhação de Judas lá no mosteiro de Mater Ecclesiae, na Cidade do Vaticano, no Sábado de Aleluia? Isso tanto é possível que até se encontra na internet fotos dele tomando a loira e também chopp, como acima, onde podemos ver, inclusive, uma das cervejas que existem com o seu nome. Sim, usei o plural, porque são duas: a alemã Pabstbier (foto) e a estadunidense Beer-nedict XVI: Pint-ifex Maximus. Ou seja, opções não faltaram ao ex-sumo pontífice em sua festinha de aniversário, que pode ter ainda aproveitado o dia para tocar um pianinho, eis que é, além de poliglota e grande intelectual, músico exímio!
O ex-papa é pop e povão, por seus predicados e hábitos. Logo, merece uma crônica que já veio pronta em sua homenagem pelo níver no Sábado de Aleluia. Vida longa, Bento!
Uma boa semana para todos. Cuidem-se e fiquem com Deus.