Continuarei usando máscara
Mesmo com a liberação até em locais fechados da obrigatoriedade do uso de máscaras na maioria dos municípios, continuarei usando, por respeito à minha vida e à vida dos outros. A pandemia ainda não acabou e isso é um fato, mesmo que, felizmente, os índices, finalmente, estejam diminuindo em número de de óbitos.
Especialistas como Átila Iamarino, Pedro Hallal, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, Marcos Boulos, Eliseu Alves Waldman, Gonzalo Vecina Neto, Miguel Licoleles e Lúcia Pellanda consideram prematura e mais politica do que científica a liberação de máscaras em ambientes fechados, no momento atual da pandemia. A representante aqui na região Carbonídfera da Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa das Vítimas da Covid-19, a médica charqueadense Rosângela Dornelles, disse ao Portal de Notícias dia 25 de março que "mais de 40 mil casos por dia, em torno de 300 óbitos, não pode ser naturalizado. A campanha lançada pelas entidades que compõe o Comitê Estadual em Defesa das Vitimas da Covid-19 tem por objetivo conscientizar e informar a sociedade pela manutenção do uso de máscaras, independente de decretos dos gestores públicos desobrigando o uso de máscaras". Dornelles é coordenadora nacional da saúde da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 - Vida e Justiça.
Estamos começando a retomar uma “normalidade possível” ou ao “novo normal”, pois não sabemos ainda se é realmente o fim da pandemia ou se alguma surpresa indesejada há de surgir no futuro. De qualquer modo, não me veja voltando ao normal anterior à pandemia, pois a mesma me afetou em muito e algumas coisas experenciadas vão ficar, assim como algumas perdas são irrecuperáveis. A vida é assim, em qualquer tempo, não é mesmo? Por que seria diferente nesse? Faz parte.
Viva a vida e, por isso, viva as máscaras, benfazejas máscaras. E continuarei evitando aglomerações, pois é óbvio que nelas as pessoas não usarão máscara. Aconselho a todas as pessoas dos grupos de risco, mesmo as que já estejam imunizadas com três doses, a procederem da mesma forma, eis que a recomendação de médicos e epidemiologistas é essa.
Vamos viver a vida, interagir em sociedade, sem temores exagerados, mas com toda a segurança possível. “Eu não vim até aqui pra desistir agora” – Humberto Gessinger.