Qual é o partido mais antigo do Brasil?
Hoje se comemora a criação do partido político mais antigo do Brasil. Até aqui, tudo certo. O problema é saber qual dos que se autoproclamam ser esse partido, de fato, o é. Eis uma briga de foice ou, para ser mais exato, de foice e de martelo! Qual é o partido que hoje faz 100 anos, herdeiro legítimo do Partido Comunista do Brasil (PCB), fundado em 25 de março de 1922: o PCdoB, o PPS/Cidadania ou o PCB?
O segundo partido mais antigo é ponto pacífico, tanto que o seu símbolo é uma pomba branca da paz: é o Partido Socialista Brasileiro (PSB), fundado em 1945 como Esquerda Democrática e transformado em PSB em 1947. Foi dissolvido pela Ditadura Militar via Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965 e refundado em 1985. É esse mesmo pelo qual o tragicamente falecido Eduardo Campos foi candidato a presidente e ao qual o ex-governador paulista pelo PSDB Geraldo Alckmin está se filiando para ser o vice na chapa de Lula.
O seminal PCB foi criado naquele distante março de 1922, fortemente inspirado pelo marxismo-leninismo e intimamente ligado à extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sendo comandado de 1922 à 1930 pelo seu secretário-geral, o jornalista, escritor, crítico literário, historiador, político e sindicalista Astrogildo Pereira (1890 - 1965), um personagem (em pé e de óculos na foto acima) cuja biografia mereceria uma crônica à parte. E, enquanto Stalin estava vivo e no comando da URSS, tudo permaneceu como no início. Com a morte do líder revolucionário russo em 1953, começou um processo de revisionismo de seu governo que repercutiu em toda a esquerda comunista mundial, não sendo diferente no Brasil. É é aqui que começa nosso problema em responder a pergunta inicial...
PCdoB - Um grupo do PCB, majoritário, acata o revisionismo soviético e rompe com o stalinismo, além de trocar o nome do partido para Partido Comunista Brasileiro, mantendo a sigla PCB. O grupo minoritário continua stalinista, se liga à China e retoma, em 1962, o antigo nome, Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCdoB. É esse o mesmo PCdoB que vemos hoje, do governador maranhense Flávio Dino, da deputada gaúcha Manuela Dávila, da carioca Jandira Fegahli, dos ex-ministros dos Esportes Orlando Silva e da Defesa Aldo Rebelo e dos ex-vereadores de Porto Alegre e deputados estaduais Jussara Cony e Raul Carrion. Dos três, é o mais forte e representativo, possuindo 410 mil filiados e elegendo em 2020 692 vereadores e 46 prefeitos e em 2018 21 deputados estaduais, 9 deputados federais e um governador (Dino, que já deixou o partido). Em fevereiro, como PCdoB, completou 60 anos, mas reivindica ser o herdeiro do PCB original e comemora publicamente em seu site o centenário no dia de hoje.
PPS - Depois da cisão que gerou o PCdoB, o PCB continuou sua vida e lançou Roberto Freire como candidato à Presidência da República em 1989. Se transformou em Partido Popular Socialista (PPS) em 1992, sendo o partido por onde passaram o ex-presidente do Grêmio e ex-deputado estadual Paulo Odone, o ex-governador gaúcho Antônio Britto e pelo qual Ciro Gomes concorreu a presidente em 1998. Atualmente se chama Cidadania e possui 453 mil filiados, elegendo em 2020 1.553 vereadores e 140 prefeitos e em 2018 21 deputados estaduais, 8 federais e 2 senadores. Não faz menção alguma ao centenário do PCB em sua página oficial na internet.
PCB - O atual detentor da primeira sigla dos comunistas brasileiros é o nanico Partido Comunista Brasileiro, PCB, criado em 1993 depois que Freire extinguiu o PCB original de 1922 e fundou o PPS. Soma 12.600 filiados e não possui representação em cargos eletivos. Lançou Mauro Iasi à Presidência da República em 2014. Comemora ostensivamente o centenário no seu site.
Conforme o que foi dito acima, como responder a pergunta inicial? Qual é o mais antigo partido do Brasil, herdeiro do PCB de 1922?
Por eliminação, o Cidadania está fora, eis que não reivindica nada e tampouco faz referência à sua origem de forma pública. Entre o PCB e o PCdoB, o segundo é o mais antigo e ainda carrega o nome original, enquanto primeiro é descende em linha direta de 1922 e utiliza a sigla original mesmo que tenha apenas 28 anos de fundação. Como o PCB de 1922 foi formalmente extinto em 1992, poderíamos até dar ao PSB o primeiro lugar em antiguidade, só que esse também foi extinto em 1965, mesmo que na marra. E agora? Bom, digo, então, que tanto o PCdoB quanto o PCB são "espiritualmente" (eh eh eh eh, ainda bem que o materialista histórico-dialético Karl Marx não está vivo para ler isso) a reencarnação do PCB de 1922 e, portanto, herdeiros legítimos de seu legado político, dividindo o título de partido mais antigo do Brasil, como se um só fosse. Logo, pelo visto, a briga de foice e martelo continua...