João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Mesversário

 

Mesversário, é esse o nome que dão para quando tu pretendes comemorar mês a mês o nascimento do filho ou neto que ainda não completou um aninho. Não sabia disso no tempo da minha filha e sobrinhos, vai ver éramos muito jovens e muito ocupados com nossos umbigos para sabermos desse tipo de coisa. Também não havia essa cultura, meus pais e parentes mais velhos nunca se referiram a isso. O mundo evolui e hoje as pessoas comemoram o mesversário de suas crias.

 

O fato é que hoje tu lembras todo mês que, naquele dia, a criança nasceu. Estou me dando disso somente agora. E quais os meses mais importantes a serem comemorados? Todos, até chegar no um aninho? Sim, é uma opção adequada e oportuna, até porque depois do primeiro ano de vida a coisa perderá a graça e será só aniversário mesmo. Entretanto, se tivermos de escolher alguns meses específicos, deixem eu dar os meus pitacos de neófito deslumbrado. O primeiro mês tem de ser comemorado. Imagina, é o primeiro mês de vida do ou da vivente! Depois os seis meses, eis que dividimos o ano em semestres.

 

Aos seis meses, a criaturinha fofa e amada já chegou a metade de seu primeiro aninho. Seis meses, portanto, é comemoração obrigatória de mesversário, a meu ver, a única que não pode deixar de ser registrada com uma festinha familiar. Nove meses também, pela simbologia: nove meses dentro do útero, nove meses fora do útero, no mundo. Quem teve uma gestação menor, é só adaptar. Dez meses também, eis que a dezena é uma medida muito usual, principalmente depois, nos aniversários: trintão, quarentão, cinquentão, sessentão, setentão, oitentão, noventão e centenário. Então dez meses é outra comemoração adequadíssima de mesversário.

 

E também - acreditem se quiserem - só agora me dei conta de que na véspera de Natal eu sempre comemoro a minha idade e mais seis meses, ou seja, a véspera de Natal foi, é e será o meu mesversário enquanto eu viver. Com certeza meus pais não se deram conta disso em minha primeira véspera de Natal nesse mundo: que o pequeno Joãozinho, nascido num dia de São João, fazia seu sexto mesversário. E tem tudo a ver, não é mesmo? João anunciou a vinda de Jeus, logo, todos que, como eu, o Messi, a Andreia, a Juli e a Ceres, nasceram no 24 de Junho, fazem mesversário de seis meses no 24 de Dezembro. Somos anunciadores, eh eh eh eh.

 

A partir desses ano, então, em toda ceia de Natal, comemorarei meu mesversário. E, pelo menos nos seis meses, o mesversário de todo o novo ou nova bebê da família. Os tempos mudam, nos adaptemos alegremente a eles.

 

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 16/03/2022
Alterado em 16/03/2022
Comentários