João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

2/2/2022: data quase perfeita (pra quê?)

 

O que é uma data? Uma construção numérica humana a fim de mensurar e marcar a passagem do tempo. Fora isso, os dias passam, um após o outro, tão somente. Logo, as datas possuem simbologia e significado e para os humanos, apenas.

 

Por exemplo: a sexta-feira 13, para nós agourenta, para os gatos pretos são um dia qualquer e, as escadas, então, continuam onde as deixamos, inanimadas - simplesmente existindo, sem vida; o dia do nosso aniversário, importa para nós e nosso entorno social, quando importa. O teu gato, cão, papagaio ou passarinho já cantaram o Feliz Aniversário pra ti - o papagaio só vale se for por iniciativa própria -? Ah, quase esqueço: hoje, também, é Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado aqui em Charqueadas, o que também não possui importância, simbologia e significado para gatos e escadas e só interessa a fiéis católicos, vendedores de artigos religiosos e cidadãos de municípios onde igualmente é feriado, sejam ou não católicos.

 

Inclusive, nosso próprio calendário mudou, de juliano para gregoriano, e ainda temos os calendários judaico e chinês, sem falar dos calendários de outros povos ao longo da história. Todavia, fiquemos no calendário gregoriano e no dia de hoje. Em termos numéricos, uma data quase perfeita! Não fosse aquele zero em 2022, teríamos apenas números 2: 2/2/2022. Em breve termos ainda o dia 22/2/2022. Se usássemos apenas dois dias para o ano na data, teríamos até um palíndromo numérico: 2/2/22 ou, daqui uns dias, 22/02/2022 - essa sim, será um palíndromo. Entretanto, entendo que o ano tem de vir inteiro, como é na realidade por nós mensurada no calendário gregoriano.

 

Sendo assim, por tal critério, a última vez em que tivemos uma data numericamente perfeita - e palíndromo - foi em 11/11/1111 e, as próximas, "quase-perfeitas", serão nos distantes 2/2/2222 e 22/2/2222 - desde que optemos por não usar o 0. Nem nossos tataravós sonhavam em existir na primeira data e nas segundas será muito difícil que algum de nossos tataranetos ainda esteja por aqui, portanto, especulemos sobre o que nos é possível, ou seja, sobre o hoje, 02/02/2022, e o futuro próximo, 22/02/2022. Aliás, nenhuma das datas cai numa segunda-feira, segundo dia da semana, 2, o que não possui importância, simbologia ou significado algum, fora a não-coincidência. 

 

Na verdade, repito, o que existe são os dias passando, um a um, um depois do outro, faça chuva ou faça sol, esteja quente ou esteja frio, à revelia de nossas efemérides, calendários e suas simbologias e significados - à revelia até de nós mesmos. Um dia simboliza, significa e importa para nós, concretamente, o fato de existirmos nesse mundo e de, principalmente, estarmos vivos, aonde for e do jeito que for.

 

Logo, brindemos à 02/02/2022, uma data boa para estar vivo e respirando, como todas as são, já que 22/02/2022, 02/02/2222 e 22/02/2222 a Deus pertencem - seja qual simbologia, significado e importância isso tenha no dia de hoje para você.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 02/02/2022
Alterado em 22/02/2022
Comentários