João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
V de Vacina é Vitória da Vida

Completamos um ano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Em 17 de janeiro de 2021, a enfermeira paulista Mônica Calazans foi a primeira pessoa vacinada no Brasil. Foi o começo da vitória da vida, via a vacina, contra a pandemia no Brasil.

A vacina CoronaVac, produzida numa colaboração entre o laboratório chinês Sinovac em conjunto com o Instituto Butantan, abriu uma perspectiva nova para o combate à pandemia em solo brasileiro. Se hoje, quando a variante Ômicron varre o país numa avalanche descomunal de casos, não temos um correspondente brutal de hospitalizações e óbitos como lamentavelmente tivemos em março e abril de 2021, é elas, as vacinas - e a ciência, o SUS e os profissionais de saúde -, que devemos louvar.

E também não podemos esquecer, nesse momento, de agradecer às lideranças políticas e judiciárias que priorizaram a ciência no combate à pandemia e viabilizaram administrativamente a chegada o mais rápido possível das vacinas, como foi especialmente, nesse caso, a iniciativa do Governo de São Paulo e de seu titular, o governador João Dória. Igualmente não poderíamos deixar de lembrar aqui do saudoso prefeito Bruno Covas, outra voz firme no combate à Covid-19.

Um ano depois, mesmo com a nefasta atitude negacionista e antivacina de alguns - ainda a ecoar morbidamente por aí -, a maioria absoluta da população aderiu à imunização que, finalmente e felizmente, agora chega às crianças, permitindo-lhes retornar às aulas devidamente protegidas.

Comemoremos essa data como uma celebração à vida humana e em memória de todos aqueles que, antes das vacinas, pereceram por Covid-19. Viva as vacinas e a vitória da vida!
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 17/01/2022
Alterado em 17/01/2022
Comentários