João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Tomem vacina e usem máscara!

Em sua live no You Tube do dia 11 de dezembro, o microbiologista Átila Iamarino abordou, de forma preliminar, principalmente a variante Ômicron do coronavírus e a capacidade das vacinas atuais de nos proteger, a partir de estudos laboratoriais feitos no mundo. A variante, que assola África e Europa, é por demais preocupante para nós, brasileiros.

Numa festa realizada por uma empresa em 26 novembro, na Noruega – país com mais de 70% da população vacinada com duas doses -, era obrigatório apresentar o passaporte vacinal e um teste negativo para a Covid-19 na entrada. Tudo muito seguro, só que não. Dois convidados, que haviam retornado de uma viagem à África do Sul, estavam na festa, pois passaram em todos os protocolos exigidos, mesmo um deles estando infectado com a Ômicron sem ser detectado no teste. Resultado: de 111 pessoas que participaram da confraternização, 80 pegaram covid. Das pessoas que não participaram, mas que estavam no mesmo restaurante no momento, outras sessenta positivaram. Esse relato, que Iamarino faz aos 33 minutos da live, mostra cabalmente a transmissibilidade dessa nova variante entre vacinados, eis que apenas uma pessoa dentre 140 infectados não apresentou sintomas – embora nenhuma tenha precisado de hospitalização, o que atesta, por outro lado, a capacidade de proteção vacinal.

Para se ter uma ideia do grande potencial de transmissão da Ômicron – alerta já feito recentemente pela OMS -, Iamarino informa que cada pessoa por ela infectada repassa o vírus, em média, para outras três pessoas, algo que considera epidemiologicamente como “surreal”. Como exemplo comparativo desse potencial, menciona o período mais dramático ocorrido em Manaus, quando a transmissibilidade do coronavírus atingiu, no máximo, 1.6.

Falando sobre o Brasil, ele cita o caso do Pará que, hoje, já apresenta 90% da capacidade hospitalar ocupada, mesmo não sendo a Ômicron a responsável, mas sim ainda a variante Delta. Motivo: o baixo índice de vacinação naquele estado. A partir desses exemplos, podemos concluir que tanto a vacinação quanto o uso de máscaras continuam fundamentais para o controle de uma pandemia que ainda não acabou e que pode voltar a crescer, dependendo das circunstâncias.

Esse texto apenas pincelou mui brevemente tudo o que Iamarino abordou em sua live. Recomendo que todos a assistam, a fim de entender a complexidade do momento no mundo e às perspectivas para o Brasil no início 2022, em virtude da nova variante africana já circular entre nós. Deixarei ao final do texto um link para a live.

Tomem vacina, usem máscara e evitem aglomerações. Cuidem-se.

Vídeo do You Tube: Ômicron x Imunidade, por Átila Iamarino
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 21/12/2021
Alterado em 21/12/2021
Comentários