Semana Natal
Ontem foi o quarto domingo do Advento de Natal e sábado que vem será dia 25. Semana Natal, para a gente refletir sobre quem somos e como podemos melhorar em relação a nós e aos outros. Luzes nas árvores do pátio, reforma da casa e reforma interna: nós somos o nosso maior projeto. Xô egoísmo e seus filhos!
“Deus, mostra-nos teu rosto radiante e seremos salvos”, tá lá no Salmo 80. A esperança que vem da fé cristã se baseia em que esse plano físico é somente uma passagem, um aprendizado; logo, os problemas que enfrentamos, antes de castigo, são oportunidade de evolução e melhoramento. Miquéias escreveu que Deus estenderia seu poder até as extremidades da terra, o que de fato ocorreu, mesmo ante tantas dores e adversidades enfrentadas por muitos pelos séculos afora. Isso porque a paz e a felicidade advêm dessa mesma fé, para os cristãos - eis a sua força.
“Maria, você é bendita entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre” disse Isabel, conforme Lucas. Deus não quer nem sacrifícios nem oferendas, não lhe agradam nem holocaustos nem sacrifícios pelo pecado, ensinou Paulo aos hebreus, por carta. Jesus, aquele cuja data simboliza o nascimento, veio para cumprir a vontade de Deus. E graças a essa vontade é que fomos santificados, pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez por todas.
Não é o que se passa, é como se passa e o que se aprende e evolui. Não é o que se pensa, mas sim o que se pratica por bem e contra o que se resiste como mal. Creio serem essas reflexões pertinentes para essa semana, tomando por base trechos dos textos bíblicos indicados para leitura no Ano C Litúrgico Católico.
Uma boa semana de Natal para todos.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 20/12/2021
Alterado em 20/12/2021