João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Primeiro domingo do Advento de Natal

Desde ontem estamos no período do Advento, ou seja, aquele circunscrito aos quatro domingos que antecedem o Natal. O primeiro domingo do Advento é o dia em que, pela tradição cristã, devem ser montadas as árvores natalinas e acendida a primeira das quatro velas da Coroa do Advento (foto acima). Logo, já é Natal!

Dia 25 de dezembro é o ponto de chegada, o de partida foi ontem. O epílogo será em janeiro, no Dia de Reis, quando os pinheiros, tradicionalmente, devem ser desmontados e guardados. Assim, vê-se que o Natal não é uma data, mas um processo, período com começo, ápice e fim, onde o nascimento de Jesus e todo o amor ensejado por sua Palavra, ensinada durante sua passagem por esse plano físico, são cultuados e refletidos. Para além do comércio estimulado por Noel e seu saco de presentes, o Espírito de Natal é – deveria ser, pelo menos – esse. Todavia, uma coisa não anula a outra, pode se fazer as duas, sabendo-se, todavia, qual é a principal.

Não adianta casa cheia de luzes, árvore montada, presentes e ceia dia 24 se o egoísmo mora no coração. Se for assim, o Natal será fake, uma forma desvirtuada de sua essência. O Natal é, sobretudo, esperança no porvir, da mesma forma que o nascimento de Cristo o foi. E essa esperança inclui a piedade divina para com os que estão sozinhos e aflitos, em sofrimento e fadiga, angustiados, eis que Jesus lhes guarda a vida e liberta, fazendo brotar o direito e a justiça no mundo. Mesmo nesse tempo de pandemia, onde o medo e a ansiedade grassam por sobre toda a terra, a libertação das pessoas está próxima, Nele. Basta os corações não ficarem insensíveis devido aos excessos, bebedeiras e preocupações da vida, adquirindo forças para escapar das armadilhas e para ficar em pé diante Dele.

O Natal é amor mútuo, para com todos, o amor de Jesus a fortalecer os corações humanos. Para isso, as instruções, há muito, pela Palavra, já foram dadas, no sentido de santificar o corpo das pessoas. Um bom período de Natal para todos, com muita luz, paz, saúde e amor cristão.


Leia mais:
Crônica do Advento de NatalJornal Portal de Notícias, João Adolfo Guerreiro
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 29/11/2021
Alterado em 29/11/2021
Comentários