Grêmio de volta à série C
Na terça-feira passada, ao perder de 1x0 para o Avaí no estádio Bento Freitas - "em casa" -, o Grêmio Esportivo Brasil, mais conhecido como Brasil de Pelotas, foi o primeiro rebaixado para a série C do Brasileiro, após seis anos na série B. Uma lástima. Mas o que são as desgraças dos clubes de futebol no país dos 610 mil mortos oficiais da pandemia? Nada. Até porque, no futebol, morte absoluta inexiste, pois se pode ressuscitar no próximo ano. Logo, como dizem, desgraça pouca é bobagem.
Entretanto, a queda do Xavante, único representante gaúcho na segundona brasileira, é de se lamentar, para quem ainda encontra ânimo e disposição para torcer por futebol profissional. Sua queda passou despercebida muito devido ao calvário do outro Grêmio, o Porto Alegrense, na série A. Atolado no Z4 há meses, o Grêmio de Porto Alegre atrai todas as atenções para si, naturalmente, por ser um clube grande, com um estádio enorme e moderno, de imensa torcida - cerca de oito milhões de pessoas, a sexta maior do país - e de muitos e expressivos títulos, como as cinco Copa do Brasil, os dois Brasileirão, as três Libertadores e o Mundial.
Como pode um grupo recheado de craques, com vários jogadores de seleção e com uma folha salarial das mais altas do futebol nacional em dia, estar numa situação dessas? Essa é a pergunta que todos querem responder. Não serei eu mais um a tentar fazê-lo, pois tem gente no clube e na imprensa ganhando muito bem para isso. A mim - e aos demais - só cabe a estupefação ante o inusitado e o surpreendente de tal realidade. Parece destino traçado pelos deuses do futebol.
O Grêmio de Pelotas, o Brasil, foi fundado em 1911 e, em 1919, foi o primeiro campeão gaúcho da história, seu único título de expressão até hoje. Mesmo assim, possui a maior e mais fiel torcida do interior do Rio Grande do Sul. Já o Porto Alegrense, só em gauchões, possui quarenta títulos - é o atual tetracampeão do certame. Mesmo assim, depara-se com a mesma possibilidade de rebaixamento que já vitimou o seu xará pelotense.
O Grêmio de Pelotas cumprirá tabela na quarta-feira, no Bento Freitas, contra o Guarani de Campinas. O Grêmio de Porto Alegre, logo mais, às 21h30min, na Arena Grêmio, enfrentará o Fluminense do Rio de Janeiro, debatendo-se deseperadamente contra o fantasma da série B, tão lembrado e polemizado no GreNal do último sábado. Emboras lá pra vê.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/11/2021
Alterado em 09/11/2021