João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Dia das santas crianças

Quando eu era criança, um pequeno Joãozinho, o Dia da Criança pra mim era ganhar presente. Ponto. Existiam catálogos da fábrica de brinquedos Estrela que a gente olhava e pedia pros pais, mas que, via de regra, ganhava coisa diversa do que pedíamos. Meu sonho de consumo infantil era um Forte Apache, pois adorava assistir As Aventuras de Rin Tin Tin.

Até que um dia ganhei um da minha mãe, de presente. Um dos dias mais felizes de minha infância. Esse será o primeiro Dia da Criança que passarei sem minha mãe, sem o café-com-leite e o pão-com-ovo-frito que ela me fazia. Ela morreu há pouco. Todo mundo morre, né, até as mães e os pais. Vão para junto de Deus. A fé nos segura e conforta. Por falar nisso, só muito adiante na minha vida é que fui saber que o Dia da Criança era também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. E a história desse culto, que surgiu de cima para baixo, no meio do povo, é muito bonita.

Em outubro de 1717, pescadores a acharam no estado de São Paulo, enquanto jogavam suas redes no rio Paraíba. Uma estátua de terracota da "Santa Negra", devido a coloração apresentada por aquela imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Logo, tudo a ver com o povo brasileiro essa devoção. Hoje ela se encontra na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o santuário mariano mais visitado no mundo.

E o Dia da Criança é na mesma data devido a um projeto do deputado federal Galdino do Vale Filho, tornado lei em novembro de 1924, coisa bem mais recente que, aliás, só emplacou junto a população justamente por uma ação publicitária da Estrela, em 1955. As crianças e a santa, assim, possuem o mesmo dia. Novamente, tudo a ver, pois não esqueçamos aquela famosa passagem do Novo Testamento, em Mateus 18, quando Jesus diz: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus".

É Deus, que é brasileiro, escrevendo certo por linhas tortas: usou a Estrela - que lembra o céu - e sua campanha de marketing para orientar o povo brasileiro a ser humilde como criança nesse mundo. Não ignoremos esse recado divino nesse 12 de outubro. Santas crianças!

Ver mais:
A Santa Negra do Brasil - João Adolfo Guerreiro, jornal Portal de Notícias, 13.10.2020 https://www.portaldenoticias.com.br/ler-coluna/1246/joao-adolfo-guerreiro-a-santa-negra-do-brasil.html
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 11/10/2021
Alterado em 11/10/2021
Comentários