Pedalar, pedalar
Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto de 2021. Hoje passei o dia pedalando pela cidade. Locomovo-me pela urbe, na absoluta maioria das vezes, de bicicleta. Sou basicamente um ciclista urbano e também aprecio fazer cicloturismo pela região, gosto de sair e pedalar por aí, simplesmente. Aprecio sentir a potência do corpo diretamente amplificada pela bicicleta, é uma relação direta entre o homem e a máquina: a bicicleta é uma extensão do corpo.
Quando estou num carro ou numa moto, coisa rara, não sinto isso, pois não há interação direta meu corpo e a máquina, eis que ela não depende em nada da minha força humana para se locomover. A bicicleta, depende, e isso faz eu me sentir parte ativa da relação e apreciar minha companheira. Claro, isso é um sentimento pessoal, quem gosta e sente prazer sobre duas ou quatro rodas motorizadas tem lá a sua relação pessoal com a máquina, mas a minha subjetividade é essa.
Respeito muito as regras do trânsito ao me deslocar pela cidade e me incomoda ver ciclistas que andam sobre as calçadas, atravessam sinal fechado, desrespeitam a faixa de segurança, trafegam sem sinalização alguma à noite, andam na contramão, etc. O ciclista tem de se educar e respeitar as regras do trânsito, adequar-se à legislação vigente. Aliás, entendo que algum tipo de educação voltada para os ciclistas nas cidades deveria ocorrer, vejo isso como fundamental. E a cidade deveria também se preparar para dar mais espaço para a bicicleta, um meio de transporte individual saudável e não poluente. O modelo carrocêntrico do espaço urbano há de ser superado e, para isso, as ciclovias são fundamentais.
Assim, fiquei bem feliz ao ler no Portal de Notícias hoje matéria falando da iniciativa de empresários e homens públicos da região trabalhando pela ideia de uma ciclovia entre Charqueadas e São Jerônimo. Digo que já pensei e escrevi sobre isso e que me entusiasma por demais ver pessoas se articulando por tal projeto. "Na próxima segunda-feira (23/08), às 15h, acontece uma reunião com este objetivo, no salão de eventos do Acaso Shopping, em São Jerônimo. O encontro deverá ter a presença de empresários, representantes dos executivos municipais de São Jerônimo e Charqueadas e apoiadores do projeto" - diz a matéria. Não poderei estar lá, mas desde já me declaro apoiador, até porque tenho o hábito de me deslocar de bicicleta por esse percurso e sei que ele necessita mesmo de uma ciclovia, o que acrescentaria muito em termos de mobilidade urbana na região, dando exemplo para outros municípios.
Enfim, pedalar, pedalar por aí. A bicicleta é o futuro da mobilidade urbana, possuo convicção disso. A experiência europeia, principalmente a dos países nórdicos, aponta pra isso. Finalizo essa crônica despretensiosa, escrita a propósito do Dia Nacional do Ciclista, com uma canção do charqueadense Alberto André, outro ciclista urbano por opção que canta sobre o prazer de pedalar.
Áudio: Pedalar (Alberto André, 2009) -
https://www.souzaguerreiro.com/audio.php?cod=22242