João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
O Senhor das Vozes

Escrever sobre o ator, dublador e comediante Orlando Drummond numa tarde fria e nublada de inverno é voltar para as tardes quentes e ensolaradas de verão e de primavera da infância. Lá, nelas, reinam, absolutas, "suas vozes" na memória. Drummond era O Senhor das Vozes!

Começou por Popeye, o marinheiro parrudo que tomava o seu espinafre a fim de disputar a amada Olivia Palito com o rival brutamontes Brutus. E havia a indefectível canção: "Eu sou o marinheiro Popeye", sempre com uma versão adaptada ao final da cada aventura. Eu queria tomar espinafre direto da lata para ficar fortão que nem o Popeye!

Outro desenho daquelas tardes era Scooby Doo, que, junto com seu parceiro Salsicha e sua turma, resolvia fantasmagóricos mistérios. Eu era apaixonado pela Bete (era assim que chamavam a Velma na versão brasileira), baixinha, de cabelos curtos e óculos, tanto que casei com uma parecida, eh eh eh eh eh. E, aqui, o refrão: "Scooby doo bidu bidu biduuuuuu!" Bons tempos.

Mais adiante, já no final dos anos 1980, assistia esporadicamente Alf, o ETeimoso. O que me atraía para o seriado? O humor corrosivo de Alf e a sua voz característica. Claro que na época eu desconhecia quem era o dublador. Aliás, naqueles tempos a gente simplesmente achava que aquela era a voz das personagens e pronto, nem imaginava esse lance de dubladores. Na época do Alf a gente já sabia o que era uma dublagem, mas ninguém falava sobre esses profissionais, tampouco eram creditados.

Hoje é diferente, os dubladores são creditados, conhecidos e valorizados pelos fãs das personagens. Fui em novembro de 2019 num evento de fãs do Harry Potter e os dubladores brasileiros dos filmes faziam parte da programação. Em nossos dias, inclusive, o pessoal tem acesso pela TV e internet a filmes e séries legendadas, já identifica diretamente a voz original das personagens. No meu tempo, só se fosse no cinema, uma vez lá que outra. E, então, foi bem mais adiante que eu fui descobrir, para minha grande surpresa, que era o Seu Peru da Escolinha do professor Raimundo que fazia essas vozes, ou seja, Orland Drumond.

Como Orlando viveu muito, 101 anos, e trabalhou até uma idade avançada, marcou a vida de muitas gerações brasileiras. Isso não é pouca coisa, é um grande feito. Nunca fui muito do Seu Peru, não achava muita graça na personagem, mas aquelas vozes da infância vão ecoar em minhas lembranças para sempre, sei.

Muitos escreveram sobre sua morte, sou apenas mais um dos que o faz. Todavia, meu testemunho é o meu testemunho sobre esse profissional brasileiro e a marca que seu trabalho deixou em minha vida. É a minha voz sobre O Senhor das Vozes.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 28/07/2021
Alterado em 28/07/2021
Comentários