João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Fusca velho, sapato velho e São João

Em 1968 foi lançado nos cinemas o filme Se Meu Fusca Falasse, o da imagem acima. Agora em 2021 o longa metragem completa 53 anos, o mesmo número do carro que era, de fato, o protagonista da aventura.

Um fusca é um carro já ultrapassado, como se fosse um sapato velho. Entretanto, um fusca cinquentão, de 1968, se ainda estiver em condições de uso, leva a gente onde queremos mais rápido que os nossos pés, principalmente num dia de chuva, como hoje, Dia de São João. Logo, ultrapassado, pero não inútil. Como um sapato velho. Lembram da canção homônima, ironicamente, do Roupa Nova?

"É talvez eu seja Simplesmente como um sapato velho Mas ainda sirvo se você quiser Basta você me calçar Que eu aqueço o frio dos seus pés..."

Sim, com um fusca e um sapato velhos você sai na chuva numa noite de São João, não passa frio e, ainda por cima, pode arrumar um namoro legal, uma mina tri tipo assim uma Ivete Sangalo:

"Cheiro de pneu queimado Carburador furado, coração dilacerado Quero meu negão do lado Cabelo penteado, no meu carro envenenado Quer andar de carro velho, amor Que venha Pois eu sei que amar a pé, amor É lenha..."

Imagina tu, numa noite de São João, de chinelo e na pernada, tomando chuva na cabeça e passando frio de mãos dadas com a gata? Não dá, né? É realmente lenha, como canta a Ivete. Então pega o sapato velho e o fusca velho e vai nessa, usando a lenha só para aumentar as chamas da fogueira e do amor, como nos ensinaram os irmãos K&K Ramil e o Zeca Baleiro:

"Era noite de São João Cordeona com violão Esquentavam as moça E eu nesse bate-coxa Não podia me segurar...".

"Mas se eu digo venha Você traz a lenha Pro meu fogo acender..."

Uma boa noite de São João para todos, de todas as idades.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 24/06/2021
Alterado em 24/06/2021
Comentários