Insisto contigo: - Tome vacina!
Sabia que um estudo conjunto entre as universidades de Pelotas e Harvard e o Ministério da Saúde concluiu que a vacinação no Brasil, em quatro meses, evitou a morte de 43 mil pessoas? Mais do que uma Charqueadas inteira de gente salva pela vacina! É muita gente, visto que o Rio Grande do Sul, em 15 meses de pandemia, notificou 30 mil óbitos. Por isso, repito o pedido da sexta-feira passada: - Tome vacina!
Reitero o pedido devido a importância de todos se vacinarem para que consigamos atingir a imunidade social, prevista para setembro, quando, pelo andar da vacinação, se tudo der certo, 70% da população estará vacinada em segunda dose. Uma vitória da coletividade, um benefício para toda a sociedade. Todavia, alguns percalços começam a aparecer pelo caminho. Dentre eles está, principalmente, o caso das pessoas que não estão se vacinando. Isso pode atrasar o calendário da imunidade social, gerando toda uma série de prejuízos sanitários e econômicos.
Estamos nesta quarta onda com uma taxa de ocupação de UTIs de quase 90% no RS - algumas regiões com mais de 100% -, com pacientes Covid-19 aguardando vaga em UTI e mais de 130 óbitos diários. Só não está pior justamente por causa da vacina. Então, tenha consciência e ajude: - Tome vacina!
Assim, nunca é demais lembrar: fique em casa, use máscara, observe o distanciamento social e higienize as mãos. Mas sobretudo: - Tome vacina!
Fique com Deus. Bom final de semana.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 18/06/2021
Alterado em 18/06/2021