"Esses caras são tão ruins que chegam a ser bons"
Um dia, lá pelos idos de 1980 e alguma coisa, ouvia um programa de rádio, provavelmente na Ipanema FM, e um artista gaúcho falou isso d'Os Replicantes numa entrevista. Só não vou entregar o nome do cara porque já não tenho certeza de exatamente quem foi. Eu não concordei, claro, pois adorava Os Replicantes.
Comprei, à época, o primeiro compacto deles (com as canções O Futuro é Vortex, Nicotina, Rock Star e Surfista Calhorda) e também o primeiro LP, juntando os parcos trocados que dispunha para isso. O que é ser ruim e o que é ser bom em música popular? A questão técnica? Não, o que importa é: se muitas pessoas gostam do teu som ou se poucas pessoas o curtem, independente da tua capacidade musical. E, assim, Os Replicantes eram muito bons, o som deles era mega legal, sucesso total no nascente rock gaúcho o seu hardcore. Sempre que eles vinham em Charqueadas, para shows na Afaço ou no Tiradentes, eu ia. Em 04 de outubro de 2014 foi a última vez que os vi ao vivo, já com a Júlia Barth no vocal e o Cleber Andrade na bateria, no saudoso Live Studio de Charqueadas, do Bokão.
Lembro de mim na garagem de casa, ouvindo pela primeira vez "Nicotina nicotina tá no meu pulmão" na Ipanema FM e tendo uma epifania: "Uau syl, é esse o som"! Ou mais tarde, escutando aquela canção icônica e maravilhosa que é Surfista Calhorda: "Réqui na caranga muito louca pra da banda / Cheque na carteira recheada de paranga / Prancha importada assombrando a meninada / Corpo de atleta e rosto de Baby Johnson / É, mas quando entra n'água / É, é na primeira braçada / É, ele não vale uma naba / Ele não surfa nada, ele não surfa nada / Tem duas surf shopping que só abrem ao meio-dia / Vive da herança milionária de uma tia / Vai pra Nova York estudar advocacia" (curtam o vídeo original, abaixo).
Pois Os Replicantes estão comemorando 37 anos de carreira e neste domingo, dia 30, farão uma live entre às 19h e 21h, com a presença do quarteto original Wander Wildner (vocal), Heron Heinz (baixo), Cláudio Heinz (guita) e Carlos Gerbase (bateria), além dos integrantes atuais Júlia e Cléber e mais Luciana Tomasi, King Jim e Paulo Zé. Imperdível! Recomendo pra toda a galera que viveu e curtiu o rock gaúcho dos anos 1980.
CANÇÕES:
- Surfista Calhorda: https://www.youtube.com/watch?v=sBAJkwwNddo- Nicotina: https://www.youtube.com/watch?v=zggjYeV7aVA