João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Enfermeiras e enfermeiros!

O espectro do coronavírus assola o planeta. Enfermas e enfermos de todo o mundo, uni-vos! Devemos agradecer todos os dias por essas (es) profissionais existirem. Devemos pedir aos céus proteção às (aos) mesmas (os) e às suas famílias. Devemos apoiar que às enfermeiras e enfermeiros sejam dados melhor remuneração e direitos trabalhistas e previdenciários, pois formam uma ala fundamental da linha de frente contra a Covid-19, promovendo saúde e salvando vidas. Elas e eles conquistaram o direito a tudo isso por sua atuação profissional abnegada e arriscada nesse período dramático de nossa história.

Quarta-feira, 12 de maio, vocês devem ter visto, foi o Dia Internacional da Enfermagem. E estamos agora, até o dia 20, próxima quinta-feira, na Semana da Enfermagem no Brasil. Nessa semana homenageamos a todas (os) essas (es) profissionais - enfermeiras (os), técnicas (os) e auxiliares de enfermagem. A escolha dessas datas possui uma forte referência histórica: dia 12 de maio pelo nascimento da inglesa Florence Naghtingale, a "mãe da enfermagem moderna", que salvou muitas vidas durante a Guerra da Criméia (1853 - 1856); dia 20 de maio marca a morte da brasileira Anna Nery, que, na Guerra do Paraguay (1864 - 1870), exerceu essa função, tornando-se um exemplo para o Brasil e o mundo. Antecessoras dessas mulheres e homens, ainda hoje, de luta contra a morte e pela vida.

A Semana de Enfermagem foi criada por um decreto de 1960 do então presidente Juscelino Kubitschek. O Dia Nacional do Enfermeiro (12), passou a ser comemorado em 1938 no Brasil, por decreto do presidente Getúlio Vargas. Já o Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20) foi instituído pela Resolução 294/2004 do Conselho Nacional de Enfermagem. Ainda durante essa semana, na terça-feira, dia 19, teremos o Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade.

Então, durante essa semana, nossa homenagem a todas (os) essas (es) profissionais da área de enfermagem - enfermeiras e enfermeiros, técnicas (os) e auxiliares de enfermagem. Que esse tempo de pandemia abra os olhos do mundo para que essa atividade de extrema utilidade para a manutenção da vida humana seja devidamente valorizada profissionalmente, principalmente aqui no Brasil.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 14/05/2021
Alterado em 14/05/2021
Comentários