Tiradentes, 160 anos
Ontem foi 21 de abril, feriado de Tiradentes, feriado nacional desde a Proclamação da República, há 132 anos - coincidentemente a República nasceu 100 anos depois da Inconfidência Mineira (1789). Mas como então apenas 160 anos de Tiradentes, se ele foi morto ainda no Brasil Colônia? Os atentos aos motivos do feriado devem estar se perguntando isso. Calma, não me enganei. Explico.
É que, se ele foi morto aos 45 anos em 21 de abril de 1792, há quase 230 anos, a verdade é que por 70 anos ele ficou esquecido, até que em 1861, durante o reinado de Dom Pedro II, o republicano Saldanha Marinho manda construir uma estátua em sua homenagem na cidade mineira de Ouro Preto, isso há exatos 160 anos. Então inicia o que o jornalista e historiador Eduardo "Peninha" Bueno chama, em seu canal do You Tube Buenas Ideias, de "Forjando Tiradentes", ou seja, a construção de um mito quase religioso baseado numa história real, com intenções políticas anti-monarquistas.
Impagável e hilário, como sempre, o vídeo de Peninha e, de quebra, bom pra aprender sobre o motivo do feriado. Deixo o link para ele abaixo, para os interessados em história e boas risadas. Espero que tenha sido um bom feriado para todos.
FORJANDO TIRADENTES, por Eduardo Bueno -
https://www.youtube.com/watch?v=dKXwQHCDV4Q