Hora feliz
Qual é a hora feliz do seu dia? Nos Estados Unidos chamam de "happy hour" aquela, ao final da tarde, em que o pessoal larga do serviço e vai para um bar ou assemelhado, confraternizar ao final do expediente com amigos ou colegas. Aqui no Brasil se fala muito nesse happy hour, principalmente o comércio de bares e lancherias. Será ou não será essa realmente a hora feliz?
Na época pré pandemia, podíamos fazer algumas reflexões sobre isso... Por que não pela manhã, ao raiar de um novo dia, à luz do sol nascente? Ou ao meio-dia, na hora do almoço e do breve relax para uma conversinha ou um cafezinho? Ou bem na noite, num jantar com familiares ou amigos? Ou no alto da madrugada, em uma festa com a turma? Por que no final de tarde, após o trabalho? Para quando terminar a pandemia, que resposta daremos a essas questões em aberto?
Se o labor cotidiano é entendido como fardo, explica-se o happy hour, não é mesmo? Se assim é, tudo que o precede ou se dá no período da faina diária obrigatória não tem como ser considerado hora feliz, não é mesmo? Acordar para ir para o serviço? Sem chance. Intervalo de almoço no trambe? Muito menos! Trabalho é dinheiro, prazer é prazer, obrigação é obrigação, não se confundem. Se o happy hour é como nos EUA, então essa é a dedução lógica.
Ufa, terminou o serviço, vamos lá, que alegria! Simbora curtir, pessoal! #Partiu happy hour! Então a hora feliz é essa, aquela em que posso ser eu mesmo sem qualquer freio além das minhas possibilidades físicas e monetárias! Dono de mim e do meu tempo, sem chefe, sem obrigação, sem compromisso. Que bom ter um emprego, mas muito boa é a hora da largada! A happy hour é o início da liberdade! Comemoremos, felizes!
A hora feliz pra mim é qualquer uma em que, após ir a um cinema, bem acompanhado, entro numa livraria, compro um livro e sento numa cafeteria para degustar a ambos - livro, companhia e café - com algum comes de ocasião. Minha hora feliz pode ser na happy hour? Pode. Pode ser em qualquer hora, desde que tenha essa experiência sempre renovadora de descoberta e partilha. Cada um na sua e todos com free.
Conheço gente cuja hora feliz é aquela em que, estando no Beira Rio ou na Arena, o juiz de o apito inicial. Essas duas horas são as horas felizes para ele/ela. Nem precisamos esticar mais o assunto para entender, na minha opinião, que a hora feliz é aquela hora em que tu fazes o que tu gostas em casa ou em qualquer outro lugar, esteja com alguém em especial ou com a galera. Pode ser a happy hour. Ou não.
O que tu achas? Eis aí uma resposta que cada pessoa deve dar por si mesma. Até porque esse momento difícil pelo qual passamos não vai durar pra sempre e, quando isso acontecer, retomaremos, cada um, a sua hora feliz. Que assim seja!
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/03/2021
Alterado em 03/03/2021