Jesus em cima da árvore
Em 2018 tivemos a repercussão midiática do Jesus em cima da goiabeira que uma futura ministra testemunhou, em um culto religioso, ter visto quando criança, durante uma fase dramática de sua infância. Achei aquilo tudo tão desproporcional, na época. Para mim é legal uma criança ver Jesus num momento difícil e isso lhe ajudar. Mas óbvio que todo aquele bafafá teve também uma conotação política: tudo que qualquer pessoa fale hoje em dia pode e é usado contra ela, dentro ou fora de contexto, independentemente da posição que ela ocupe dentro do espectro político-ideológico.
Todavia não é para remexer essas polêmicas do passado que faço essa crônica, mas parto desse caso já incluso na história e no folclore político brasileiro para falar um pouco sobre esses "inusitados" na relação das pessoas com a fé, independente da religião que professem. O fato é que o menino Jesus deve ter subido em cima de muita árvore em sua infância, até porque seu pai terreno, José, era marceneiro, ou seja, lidava muito com madeira. Então ele, Maria e as outras crianças de Nazaré deviam ver seguido o pequeno "Jesus histórico" pendurado numa árvore sem dar muita atenção, pois ele ainda não era Ele aos olhos do mundo. Muitos até deviam lhe dizer: - Desce daí, guri. Vai cair e te machucar.
A história das religiões é repleta desse tipo de acontecimento. No Velho Testamento Deus seguidamente surge para falar diretamente com o pessoal. Jesus mesmo, depois que ressuscitou, apareceu para os apóstolos. As visões marianas, relatadas em várias partes do planeta, destacando-se a de Fátima, para três crianças, para citar apenas um exemplo dessas. Ou nós, aqui no Brasil, a "pátria do espiritismo", conforme Humberto de Campos escreveu no livro psicografado por Chico Xavier, que somos muito afeitos às religiões mediúnicas, sejam europeias ou africanas; logo, acostumados a tais epifanias e contatos com o mundo espiritual.
O Jesus em cima da árvore tem algo que lembra o Marcelino Pão e Vinho. Quem aí viu o filme? Em resumo, o menino levava comida e bebida para Cristo no depósito de uma igreja. Muito bacana e tocante. Na verdade, a imagem de Jesus aparecendo para uma criança num momento difícil e subindo numa árvore remete a algo muito humano, simples e despojado. A árvore, que dá frutos, oxigênio, que abriga os passarinhos. A árvore, um ser vivo que oferece auxílio à vida humana das mais diversas formas: fogo, casa, móvel, embarcação, etc. E a árvore oferta tudo isso incondicionalmente. Multiplica-se e contribui com os outros seres do planeta. Adorava subir em cima de árvores quando criança.
Não consigo imaginar altar melhor para Cristo do que uma árvore, embaixo da qual muitas crianças estejam. Uma imagem muito bela, de uma beleza inspiradora que precisamos muito nesses dias.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/02/2021
Alterado em 09/02/2021