João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Crônica do Advento de Natal

O Advento são as quatro semanas anteriores ao Natal, ou, mais especificamente, os quatro domingos anteriores ao 25 de dezembro. É a preparação para o dia convencionado em que se comemora a chegada de Jesus e vivenciá-lo conforme os valores cristãos torna a data natalina espiritualmente mais significativa, para muito além dos presentes embaixo da árvore: valoriza o presépio.

Hoje, a preparação para o Natal se dá muito em cima da expectativa para os presentes, da reunião em família, da ceia, das festas de luzes em algumas cidades, tudo isso simbolizado pelo querido e bonachão Papai Noel. Isso é ruim? Pra mim, não, isso é uma coisa boa, claro, porém não é o "espírito do Natal", que está ligado ao nascimento de Jesus e sua mensagem de amor caridoso, perdão e esperança. E quando a gente secundariza o que é prioritário e prioriza o que é secundário, acabamos por esvaziar o que uma data como essa simboliza. E o Advento tem a função de não nos deixar esquecer disso.

O Advento começou a ser observado lá pelos séculos IV ou VII, conforme as diferentes fontes; logo, também é uma construção histórica, o que não lhe diminui de forma alguma, penso, a pertinência espiritual e religiosa. Mais: é uma construção popular, por isso as velas coloridas para a Coroa do Advento que se usa nas casas para marcar o período, como a da imagem acima. Um detalhe importante, a propósito disso: na tradição católica - que é a que utilizamos como referência para esse texto -, as velas para celebrações nas missas são naturais, ou seja, de cera amarela ou de parafina branca, sendo que somente os sacerdortes utilizam vestes nas cores litúrgicas.

Assim, temos diferentes combinações de velas, pelo uso popular, a se usar na Coroa do Advento pelas pessoas em suas residências. A da imagem acima, mais antiga e tradicional, acompanha as vestes dos padres no período: roxa para o primeiro, segundo e quarto domingos e rosa para o terceiro, o chamado Domingo Gaudete - ou "Domingo da Alegria", que marca a metade do período e a proximidade do Natal. Existem outras combinações, como velas vermelha, verde, rosa e branca. Todavia, o comum a todas as tradições é que cada uma das quatro velas seja acesa num dos domingos do Advento.

Cada domingo tem as suas leituras bíblicas e reflexões específicas a acompanhar o culto popular da Coroa do Advento. Mas isso eu não vou dizer nesta crônica, pois papinha a gente só dá pra criança pequena, não é mesmo? Isso tu podes fazer por ti mesmo, se estiver realmente interessado na coisa. O fato é que o Advento nos coloca, no meu ponto de vista, mais próximos ao que o Natal realmente significa, sem esvaziar outras práticas a eles associadas através dos tempos.

Um abraço, fiquem com Deus. cuidem-se e uma boa semana para todos.


Texto publicado no site do jornal Portal de Notícias: http://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 07/12/2020
Alterado em 08/12/2020
Comentários