João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Pandemia: relato de caso com final feliz

Nesse final de semana li numa postagem em rede social o relato de uma amiga, ex-colega de pós graduação, que é funcionária pública municipal aqui na Região Carbonífera e tem 46 anos. Contaminada, mesmo com dois testes negativos, desenvolveu Covid-19 e teve de ser hospitalizada. Vamos ler o que ela escreveu, o que entendo que pode ser útil nesse momento, em que a pandemia se alastra em nossa região e começa a afetar nossos familiares, amigos e colegas, para muitos ampliarem a visão sobre o problema que enfrentamos:

"Meu relato Covid! Primeiro agradecer a Deus por uma nova chance! Aos meus familiares, principalmente meu incansável marido F, meus filhos FM e FF, mãe, irmã, tia F, meus compadres, minhas dindas e afilhada do RJ que mesmo de longe estavam aqui comigo ajudando na retaguarda.. e a todos os amigos, por toda energia, preces, mensagens e preocupação pra que eu me recupere! Amizade é fonte poderosa de amor! Não vou nomear para não esquecer ninguém! Foram dias difíceis e aconteceu tudo muito rápido desde o primeiro sintoma até os [NR - dois] testes negativos, a baixa hospitalar com comprometimento grave dos pulmões e a confirmação do covid já na internação. Passei dias precisando de oxigênio... reaprendendo coisas simples como respirar, beber água, comer ir ao banheiro... Tive atendimento de excelência 🙏🏼 graças à Deus! A equipe médica e principalmente a de enfermagem salvaram minha vida! Foram tantos anjos a minha volta que seria impossível nomear a todos! Os cuidados, carinho, atenção e empatia foram primordiais pra minha melhora! Mas sei, lembro e peço a Deus que zele por cada um! Nunca poderei retribuir tamanha atenção! Porém, precisei esperar por leito, horas de angústia longe da família, sozinha, sem poder usar nem o celular pra enviar e saber notícias.. uma técnica anjo, vendo meu desespero, me emprestou o dela pra ligar pro F. Eu vendo meu quadro se agravar dentro do PS lotado, casos e mais casos graves chegando... e aguardando vaga! Como sou da área da saúde, sabia que não estava bem... Mas não havia o que fazer, só esperar e rezar.. rezei muito! Os profissionais correndo e se desdobrando pra auxiliar a todos e chegando cada vez mais gente... muito triste! Bom, o que quero [dizer] com tudo isso? É dizer se cuidem! Fiquem em casa se puder... Muitos perguntando como peguei... não sei... pois sempre fui neurótica com limpeza e cuidados com o isolamento, mas em algum momento tive contato com alguém infectado e já era! Neste momento estou em casa, de alta! Meu quadro ainda inspira cuidados, então não sou considerada recuperada ainda... Mais uns dias tudo estará bem de novo! OBRIGADA a todos por tanta energia boa que se transformou em energia de cura! Amo vcs! Bjs de Luz! 🙏🏼🙌"

Via messenger, ela passou mais alguns detalhes do seu caso. Os primeiros dias, na família:

"F me leva e busca... porém achamos que no trabalho de algum deles [NR - esposo e filhos] pode ter tido alguém infectado.. pois eles tiveram sintomas leves... o teste da minha filha também deu negativo... F e meu genro não fizeram... pois os sintomas foram quase inexistentes... Mas todos nós tivemos dor de cabeça, falta de olfato e paladar... eu fui piorando, sintomas mais fortes. Muita dor na cabeça, corpo, forte mesmo... mal conseguia ir ao banheiro... Muita tosse e febre alta."

Agora, o agravamento do seu quadro e a internação:

"Consultei... com 6 dias de sintomas que não melhoravam... já com falta de ar... e muita tosse... tomei em casa paracetamol e naldecon por minha conta... como não melhorei fui à UPA. Fiz todo o tratamento que me deram de 7 dias, com antibiótico, corticóide e analgésicos! E marcaram o teste pra 5 dias após o início do tratamento e já 12 do início dos sintomas... Passei 1 dia melhor, quando terminou a medicação, fiz o teste ainda com dores e tosse e febre... dia 22... deu negativo... No segundo dia após eu estar negativada, não conseguia mais caminhar por falta de ar. Voltei à UPA. Atendimento excelente diga-se... desci do carro já pra uma cadeira de rodas, pois saturava 84 e caindo... o normal é 95 em média."

Como foi no hospital:

"Dali começou. Início do oxigênio. Medicação continua... tomografia e novos testes de sorologia e se confirmou insuficiência respiratória por covid... me deixaram baixada na UPA... 1 dia e meio até conseguirem minha transferência... vaga no hospital. Conseguiram de manhã. Me levaram de ambulância para o hospital... porém chegando lá, tiveram casos mais graves ainda que o meu, e o primeiro leito reservado pra mim foi passado a um senhor de 53 anos... eu tenho 46. Todos nós com falta de ar. Eu continuava numa cadeira de rodas no oxigênio... aguardando leito por quase 6 horas. PS lotado, chegando gente pior ou na mesma condição que eu o tempo todo... Por fim a tarde me levaram pro leito.. chorei! E aí iniciou meu tratamento, que foi maravilhoso, suporte médico e de enfermagem de excelência... passei 3 dias direto no oxigênio e depois, devido a medicação e cuidados e fisio respiratória, eles vão diminuindo o 02 até ficar sem, em ambiente natural. O que posso dizer? Os médicos, a fisio respiratória, mas principalmente a equipe de enfermagem, foram meus anjos salvadores. Não medem esforços e cuidados.., e assim com todos... eles não param um só instante... Eu dei sorte, se não melhorasse podia ter sido intubada e ir pra UTI... não precisei!"
🙏🏼🙌

Mencionou ainda sua companheira de quarto:

"Sim... minha companheira de quarto tinha 70. Cardíaca e diabética... ela já estava quando eu cheguei e ainda está internada sem previsão de alta. A sorte que a parte pulmonar estava respondendo ao tratamento ainda, mas ela não tem previsão de ir pra casa. Já 11 dias sem ver a familia. Ela não tem celular, sabe pelas técnicas noticias. Muito humilde... Eu explicava coisas pra ela que, inclusive, chamava a as enfermeiras pra me ajudar... eu não tinha forças e a querida ajudava. Aprendizado pra vida. Na sua humildade oferecia a água dela pras técnicas beberem. As técnicas todas uniformizadas ao máximo pra não se contaminar e aumentar a nossa contaminação e ela não entendia."

Já na sua volta para casa:

"Na minha entrada no hospital estava com mais de 50 por cento de comprometimento dos pulmões e não sabia. Estou em casa, depois de 1 semana, porém ainda com restrições... inclusive sem poder falar muito, sem esforço, mantendo repouso e isolamento... Ainda tenho dores e desconforto, mas melhorando. Por isso ainda não sou considerada curada. Mais uns dias estarei. Sempre respeitamos o isolamento, saindo para o essencial, raramente. Banco farmácia e mercado e só 1 de nós... Higienizo tudo, sempre fui neurótica, mas infelizmente fiquei ruim.., meu caso se agravou... Deixaram claro na minha alta que ao menor sinal de falta de ar devo voltar ao hospital, mas se Deus quiser, e ele quer, não precisarei... Acho Que é essa minha história com covid. O PCr feito na internação só confirmou o que os exames de sangue e a tomo já tinham mostrado: estava com covid.... Mas sigo firme. Ah, e muito importante: as pessoas perguntam como peguei, se preocupam em achar um culpado... isso não adianta, o que adianta é que todos devem seguir os protocolos, cuidar de si, ficar em casa, usar máscara, pois se o caso se agrava... os leitos estão lotados! E torcer pra não precisar de UTI. Até porque muita gente tem não sabe, os assintomáticos... E o pior: alguns sabem mas como tem a forma branda não tomam cuidados extremos.. e não contam pra ninguém. E estão infectando outros."
🙏🏼

Bom, foi isso. Espero que esse relato de caso sirva para vocês refletirem, com um pouco mais de conhecimento trazido por quem passou pelo problema. E que assim tomemos, todos, mais cuidado, a fim de evitar que o espalhamento cresça e chegue nas pessoas mais vulneráveis, aquelas dos grupos de risco, como os idosos, os doentes e as famílias de baixa renda, grupos onde os óbitos acontecem em maior número e estão aumentando. Para encerrar, minha mensagem final para ela no messenger:

"Fiquei realmente triste quando vi tua postagem, por saber disso que tu passou, por te conhecer. Quando é com gente que conhecemos, a empatia é dez vezes mais forte e tudo fica concreto. Ainda bem que tu estás legal. Obrigado por permitir eu usar teu relato de caso, acredito que será útil. Torcendo muito, mesmo, para que tu te recuperes o mais rápido possível. Abraço, obrigado e fica com Deus."

Fiquem todos com Deus, cuidem-se e tenham uma ótima semana.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/08/2020
Alterado em 03/08/2020
Comentários