João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Amanhã será 29

Como 2020 é ano bissexto, amanhã será dia 29 de fevereiro. Logo, serão 366 dias esse ano, como ocorre sempre a cada quatro anos, assim como Copa do Mundo, embora essas nunca aconteçam em anos bissextos. Bom, tudo isso vocês já sabem, mas era necessária a introdução para deixar claro o assunto da crônica.

Tenho uma prima, a Paula, que nasceu 29 de fevereiro de um ano bissexto, então ela só faz aniversário a cada quadriênio. Melhor, aniversário quentucho, exatamente no dia em que ela nasceu, só a cada quatro anos. Nos "normais", de 365 dias, comemora 1° de março, dia que não é o que ela nasceu. Imagina, se ela fosse comemorar só nos dias 29 dos anos bissextos? Aos 80, seria uma jovem de 20 anos, ainda. Legal, né? Pode ser, mas o certo é que o tempo passaria igual, pois ele não se liga nos calendários humanos e, da mesma forma, o ciclo da vida aconteceria, com o devido envelhecimento do corpo. Isso prova que a realidade objetiva existe em si, alheia a subjetividade humana e suas construções abstratas. Não somos tão importantes como supomos para a realidade.

Amanhã será 29, um dia a mais no ano, mesmo que não seja um dia a mais na tua vida. Tu viverás os dias que te couberem e pronto, não importa o número que a gente dê a eles no calendário. Vivemos pelos calendários e o mundo existe alheio a eles. Um gato nunca sabe que dia é, só se é tempo de frio, de calor, de chuvas, coisa e tal. "E os dias passam lentos", como naquela canção do Biquini Cavadão. Mas amanhã será 29 e isso, de alguma forma, mexe com a gente, que vivemos em função dos calendários.

Um dia a mais de trabalho, isso é certo, eis que a maioria das pessoas labuta no sábado. As que tem sorte. As que não, tem um dia a mais de desemprego. E isso é algo concreto para se preocupar no dia 29 de fevereiro bissexto de amanhã. No mais, um dia como qualquer outro, onde o sol vai nascer e depois se por, o que torna o assunto dessa minha crônica sem importância objetiva. Entretanto, não queria deixar passar em branco o 29 de fevereiro bissexto de 2020 pois, como ser humano, que vive em função do calendário e que escreve, achei isso digno de nota para fins de um texto literário que trata basicamente das pequenas subjetividades do cotidiano, como é a crônica. A crônica tem por tema as nossas pequenas coisas do dia a dia, por mais prosaicas que elas sejam, pois a crônica se nutre das trivialidades subjetivas.

Então, amanhã será 29 de fevereiro de 2020, sábado, mais um dia em nossas vidas. E o que eu queria mesmo escrever nessa crônica é que desejo, de coração, que o sábado de vocês seja muito legal, pois precisamos de dias legais. Abraço.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 28/02/2020
Alterado em 12/06/2020
Comentários