Atos hoje em Charqueadas e São Jerônimo,
em defesa da educação pública
Nesta terça-feira acontecerão atos em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência em pelo menos oitenta cidades brasileiras, conforme a UNE - União Nacional dos Estudantes (vide cartaz acima, divulgado pela entidade). Aqui na Região Carbonífera ocorrerão mobilizações em São Jerônimo e Charqueadas.
As manifestações se colocam contrariamente ao corte de verbas feito pelo Ministério da Educação sobre o orçamento de universidades públicas e institutos federais de educação, o que pode inviabilizar parcialmente o funcionamente destes em 2019, como é o caso do IFSul de Charqueadas. Concomitantemente, elas se contrapõe à reforma da Previdência que agora tramita no Senado Federal e que cria regras mais duras para a aposentaria dos trabalhadores assalariados, principalmente os da iniciativa privada.
Segundo o sindicalista municipário charqueadense Leandro Ferraz, integrante do Movimento de Resistência da Região Carbonífera, em São Jerônimo o ato iniciará às 10 horas em frente ao INSS, de onde posteriormente partirá uma caminhada em direção à praça central da cidade. Já em Charqueadas, Ferraz informa que a concentração se dará a partir das 13 horas e 30 minutos em frente aos sindicatos dos municipários e metalúrgicos, estando prevista também uma caminhada até o Clube Tiradentes.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/08/2019
Alterado em 12/08/2019