Há praticamente 80 anos, em 4 de maio de 1937, o compositor popular Noel Rosa morria, no Rio de Janeiro, aos 27 anos, de tuberculose. Sete anos antes, compôs o samba “Com que roupa?” e fez sucesso na capital carioca e no Brasil, reconhecido até hoje como um dos grandes nomes da chamada MPB e, também, do samba.
“Com que roupa?” surgiu de um fato pitoresco: sua mãe escondeu suas roupas para que o filho boêmio não fosse a uma roda de samba. E ele: “Mas com que roupa eu vou?” Deu samba! Às vezes a gente fica assim para escrever. O que escrever? Férias são um bom estímulo para a leitura e um mau estímulo para a escrita.
Ficamos ali, curtindo a vida, senhores integrais do nosso tempo, sem compromissos, e o pensamento racional conectado com a realidade está sempre tomando uma gelada por aí, alheio ao mundo redondo dando voltas ao seu redor. “O que escrever?” Na verdade, não é “o que escrever”, mas sim “como escrever”. Por que escrever dá trabalho! Tem de pensar, decidir, dar uma pesquisada. E isso demanda tempo e concentração. Imagina o cara de sunga, na praia, correndo atrás de tempo, concentração e pensamento racional?
Então vamos lá. O que seriam coisas boas, interessantes ou pertinentes para se escrever no momento? Em tópicos curtos e preguiçosos:
MARISA LETÍCIA – A primeira bandeira vermelha estrelada foi ela que fez. Virou estrela, agora.
O RIO DE JANEIRO continua lindo, o Rio de Janeiro, FEVEREIRO e março..." –reiniciam os protestos de servidores na Assembleia Legislativa carioca, contra o ajuste fiscal do Sartori de lá. “É fevereiro (é fevereiro), tem...” quebra pau! Carnaval sem fantasias.
ESQUERDA 2017 - 150 anos de O Capital (Karl Marx) e 100 anos da Revolução Russa. Com que roupa os canhotos vão daqui pra diante?
BANRISUL – É apenas o bode na sala. CRM, CEEE... Assim, dia 7 de fevereiro os servidores estaduais gaúchos voltam à Praça da Matriz, contra o pacotão do Sartori original, o daqui. Vai ter BM na AL? O presidente da casa, agora, é PT e MST. Logo, a roupa será farda ou boné vermelho?
LEGITIMIDADE à Trump / Temer - Aplicam programas com minoria de votos nas urnas. As temerianas reformas previdenciária e trabalhista estão aí para provar. Quem defendia isso, perdeu em outubro de 2014. Quem sofrer essas reformas, vai ficar pelado. Agora voltemos ao descanso. Com que roupa?