João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Welcome to the jungle

Estava no recente show do Guns N Roses no Beira Rio e pensava, olhando o belo estádio colorado: "É , 2016 não tem sido um bom ano para os vermelinhos no futebol e na política". O vocalista Axl Rose, antes do início do famoso hit "Welcome to the Jungle", soltou o característico comentário que sempre a antecede nos shows ao vivo da banda: "You now where you are? You're in the jungle! Wake up! Try me and die!"

A canção fez eu refletir que, aqui no Brasil, estamos numa $elva infe$tada de cédula$, o que é próprio de qualquer $ociedade capitali$ta. $ó que e$$a$ nota$ não e$tarão mai$ em no$$o$ bol$o$, caro leitor. "I$$o não te pertence mai$", como diz a comediante. E$$e$ cifrõe$ que tomam conta do meu texto vão $er sugado$ por aju$tes fi$cai$ e reforma$ neoliberai$ em voga ne$$e dezembro natalino de pre$ente$ grego$.

Enquanto o$ político$ tentam $obreviver ao protagoni$mo cada vez maior e $em freioS do $TF e da Ju$tiça Federal do Paraná, de Moro e do$ intrépido$ procuradore$ da Lava Jato, evitando receber vi$ita$ do$ japone$e$ da PF ante$ do café da manhã, dão a carne do povão do andar de baixo para $atisfazer a $anha do andar de cima, que acha válido o $acrificio para o bem do Bra$il, de$de que não $eja do$ $eu$ bol$o$ que tal $acrifício $aia. E a$$im e$tá $endo e $erá, na$ a$$embleia$ legi$lativa$, na Câmara do$ Deputado$ e no $enado Federal.

E você, que andava com mai$ grana no bol$o na última década, pode ir tirando o cavalinho da chuva, poi$ não terá mai$ calça e bol$o, cavalinho ou chuva na sua horta. Horta? Falei horta? E$queça di$$o, também. Welcome to the jungle, baby! A$$im é no capitali$mo: quem pode mai$, chora meno$. "É que o$ de cima $obe e o$ de baixo de$ce", lembra de$$a canção? $erá $eu hino, daqui pra diante. O leão é o rei da $elva, e ele é que comerá a$ cédula$. Nó$ $omo$ aquela$ zebra$ que correm pra não morrer.

Féria$ em Pinhal, Magi$tério? Quê i$$o, tá delirando? Tramandaí, Capão, Torre$? Aí já é ter mania de cla$$e média, e$$e pe$$oal que frequenta Gramado, Canela, Mi$$õe$, Itaimbezinho. Avião para $anta Catarina? O que foi, acertou na mega$ena? Para com i$$o, $enão daqui há pouco tu já vai achar que é rico e que vai pro Beto Carreiro, Foz do Iguaçú, Bonito, Ipanema, Natal, Recife. Ãh? Pari$, Miami, Roma, $idney, Barcelona, Atena$, Cancun, Punta del E$te? Tá, corre pro e$pelho pra ver que tu não é o Roberto Ju$to$ e nem a Gi$ele Bund$chen. Carro novo? Por favor, não me faça rir. A "nova cla$$e C" vai voltar a $er a velha cla$$e “E” e o Bra$il retornará à geografia maldita do Mapa da Fome da ONU.

Welcome to the jungle, baby. Caiu a ca$a. A $ua ca$a: AP do andar de baixo é o que paga pelo vazamento no prédio. $e nem o $alário mínimo, a $aúde, a educação e a previdência pública$ o$ cara$ vão poupar, quanto mai$ $eu turi$mo e ben$! “The dream i$ over”, como di$$e o Lennon. E$tamo$ na$ mão$ do pe$$oal da li$ta da Odebrecht e, para ele$, o Bra$il é o programa do $ílvio $anto$: tudo por dinheiro, topa tudo por dinheiro, de preferência petrodólare$, petroeuro$ ou mesmo petroreai$. E não adianta rezar, poi$ e$$e pe$$oal é ateu e $ó acredita em dEU$.

“You now where you are? You're in the jungle baby! You’re gonna...”



Artigo publicado nas versões impressa e online do jornal Portal de Notíciashttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/12/2016
Alterado em 19/01/2017
Comentários