João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Setembro

Adoro setembro. Pra mim, o melhor mês do ano. Mês do 7 de Setembro, do 20 de Setembro e da entrada da primavera, a melhor estação. Difícil escrever tudo o que se pensa sobre setembro em 3.200 caracteres com espaços.
Setembro, mês das flores. “Flowers in your hair”, como na canção do Scott McKenzie. Eu queria tirar ferias só em setembro, sempre. Mas aqui as férias são no verão e quem tem família tem de fazer concessões. Casar é compartilhar e conceder.

Ah, setembro. Minha filha nasceu em setembro! Dois presentes num só! “Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos...”, como cantou o Beto Guedes em Sol de Primavera. Eu, como meu pai e minha irmã, sou cria do inverno, final de junho. Minha mãe e minha esposa são do verão. Logo, minha filha é meu Sol de Primavera.

Quarta-feira foi o Dia da Independência. Adoro o Brasil. Gosto mesmo. Grande país, o nosso: diverso, múltiplo, belo. Ontem, nas comemorações, o Temer ocupou o lugar da Dilma e herdou as vaias. Temer será o presidente mais vaiado da história do Brasil, pois, percebam, não tem quem defenda Temer nas ruas, nas redes sociais. Ninguém abraça o Temer. E por falar no Temer, lembrei do Gringo. Viram a página oficial no Facebook do governo do Estado? “Terra DOURADA”!?!? Mas bah, o hino nacional não merecia isso, nunca, ainda mais num 7de Setembro! O que farão, no dia 20, com o hino riograndense? Melhor não pensar nisso. Um perigo esse Gringo!

Mas, continuando com o 7 de Setembro, lembram, vocês daqui de Charqueadas, que lá no primeiro governo do Jaime Guedes, não sei de em 1997 ou 1998, foi proposta a realização de outras atividades cívicas em substituição ao tradicional desfile e que isso gerou um rebuliço político danado? E que, inclusive, foi aprovado um projeto na Câmara de Vereadores, pela oposição, tornando obrigatório o desfile marcial do 7 de Setembro? Pois é, vejam vocês, agora não tem desfile e tampouco outra atividade marcando a efeméride há um bom tempo e ninguém reclama. A tal lei ainda está em vigor, a propósito? Não que eu esteja aqui defendendo a volta dos desfiles, sempre preferi a realização de outro tipo de atividade na data. Entretanto, nada mais acontece e no dia sete eu lembrei desse fato. A política é dinâmica, não é mesmo?

E no 20 de Setembro? Daqui a 11 dias! Vai ter desfile esse ano? Boa pergunta. Eu não sei se vai. Dia 20 é a data magna da gente. “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra” – diz o nosso hino. Gaúcho é tri megalomaníaco mesmo, sempre nos achamos o centro do mundo, os tais, os caras, mesmo estando na sofrida América do Sul e fazendo fronteira com a Argentina, com o Uruguai e com o Brasil. Buenas, amor próprio e atitude é tudo, não é mesmo? Mas bah, tchê!

A cada quatro anos, em setembro, tem eleições municipais. Por aqui sempre tem muito comício, é bem legal, a gente tem aonde ir e encontrar os amigos, bater um papo, ouvir coisas tanto interessantes quanto inusitadas e, até, divertidas da boca dos candidatos. O saudoso ex-prefeito Aldo “Baratão” Moreira, num comício, referindo-se à correria de campanha, que não deixava tempo nem para comer, falou: “Estou com um ovo só desde a manhã”.
Ih, deu o limite. 3.200 caracteres com espaços, cravados!


Texto publicado na seção de Opinião do Jornal Portal de Notícias, versões impressa e onlinehttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 10/09/2016
Comentários