João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
“Comida estragada”

Depois que vi recente pesquisa do Datafolha dar que 50% dos brasileiros preferem que o presidente interino Michel Temer permaneça no governo, mesmo com todas as denúncias de corrupção (e de tentativa de frear a Operação Lava Jato) envolvendo membros de seu ministério e com as medidas perversas que está propondo contra assalariados da ativa e aposentados, pensei: “Estão dando comida estragada pra gente”, como diz o meu amigo Fábio Bairros.

Impossível isso! Logos depois, veio a confirmação de minhas suspeitas: a pesquisa só apresentava duas alternativas: Dilma (32%) ou Temer. Não havia a alternativa “eleições gerais” que, na pesquisa do Ibope de 24 de abril, teve 62% de preferência. O Datafolha se esquivou, dizendo que a questão com apenas duas opções de resposta foi proposta pelo contratante, o jornal Folha de São Paulo. Desinformação e manipulação.

Isso tudo só deixa claro o que está já está óbvio há tempos: o golpeachment foi na presidente afastada Dilma Rousseff, mas o golpe, de fato, é no povão que vive de salário. Nunca um governo interino, que ainda nem foi efetivado, propôs, sem passar pelo crivo eleitoral, medidas tão drásticas e que representam um retrocesso sem precedentes nos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas. Não estão apenas jogando a conta do ajuste fiscal nas suas costas, mas também pretendendo constituir um novo ciclo de acumulação de capital para o andar de cima.

A questão é: a população vai perceber isso antes de passar mal e vomitar? Até porque, se tiver de ir para o hospital, vai constatar que as verbas da saúde estarão “congeladas” pelos próximos 10 anos.

######
ISTO É INCRÍVEL
– Será que os assalariados dos setores público e privado irão mesmo acreditar (e aceitar) que terão de trabalhar até os 65 anos, 60 horas por semana, 12 horas por dia, com vínculo terceirizado mesmo na atividade-fim para que o Brasil cresça? O que eu sei é que, pelo menos, os grandes empresários vão ficar mais ricos do que já são e a distribuição de renda vai piorar: a "nova classe C" criada na última década vai ser rebaixada para a “velha classe D” novamente.

######
REVERSÃO DE BENEFÍCIOS
por auxílio–doença e aposentadoria por invalidez – A perversidade contra o povão terá limites? Pior fica quando percebemos que o governo interino, mesmo na crise, não fala em alterar a taxa de juros na rolagem da dívida pública que, sabemos, favorece muito o andar de cima...

######
"MINHA MANSÃO, MEU LUXO"
– O pessoal era contra dar casa para pobre, o "Minha casa, Minha vida". Dai o presidente interino (?) Michel Temer coloca a Caixa Econômica Federal a financiar casas de até três milhões de reais. Os pobres voltarão para as senzalas ou permanecerão nas favelas?

######
NOVOS PROGRAMAS
- Depois do “Minha Mansão, Meu Luxo”, Temer vai continuar “inovando” e criará os programas sociais “Bolsa Shopping”, “PróMiami” e “FIES(P)”. Dizem até que um “Vale Hotel Cinco Estrelas” está nos planos...

######
COURO DURO
– Mesmo na conjuntura política em que estamos, o ex-presidente Lula ainda aparece com 22% numa pesquisa presidencial para 2018 do Datafolha, liderando. Não deixa de ser impressionante. Em todos os sentidos!

######
REAÇÃO OU DESPERTAR?
– Esquerda reagindo ou população despertando? Ou serão as duas coisas? Lula abrindo vantagem na corrida presidencial 2018 e Luciana Genro (PSol) e Raul Pont (PT) saindo na frente em pesquisa do Correio do Povo para prefeitura de Porto Alegre dão margem a essas reflexões. Será o efeito gerado pelas propostas de reformas da Previdência e da CLT do governo Temer, despertando o povo para o perigo que está correndo? A verdade, penso, é que as pessoas querem escapar, mas estão indecisas sobre qual caminho seguir. Pudera!

Texto publicado na seção de Opinião do jornal Portal de Notícias, versões impressa e online: http://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 23/07/2016
Alterado em 26/07/2016
Comentários