João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
David Gilmour

Um momento único o show do guitarrista, cantor e compositor inglês David Gilmour na Arena Grêmio, na noite de quarta-feira. O ex-componente da seminal banda de rock progressivo Pink Floyd, aos 69 anos, mostrou muito vigor artístico e técnico: encerrando a apresentação de duas horas e meia, ainda realizou uma performance visceral durante o solo final da canção Confortably Numb.

Outros grandes momentos do show foram, obviamente, clássicos do Pink Floyd: Wish You Were Here, Money, Us And Them, Shine On You Crazy Diamond, Run Like Hell e Time, essa já no bis. Destaques também para o bom show de abertura do músico gaúcho Duca Leindecker e para as participações do saxofonista curitibano João Mello e do guitarrista Phil Manzanera (ex-Roxy Music), integrantes da banda de Gilmour.

Um show caro: o ingresso mais barato custava 260 reais; com desconto para estudantes, 130. No local, aquele assalto de sempre: água mineral a incríveis oito reais! Cerveja por dez reais, cachorro-quente (doguinho) por quinze. Dentro do estádio, as diferenças econômicas ficam bem delimitadas: os lugares mais caros, à frente do placo; os mais baratos, distantes. Só fica perto do artista e o enxerga nitidamente quem paga mais. No lado de fora, mais discrepância: chegar até a suntuosa Arena Grêmio, passando primeiro pela vila que a circunda, dá uma noção dos gritantes contrastes sócio-econômicos do país em que vivemos. Definitivamente: o rock, hoje em dia, é uma música predominantemente de classe média, de assalariados com bom poder aquisitivo e de quem tem muita grana.

######
LIVRO Humano – Nesse sábado, das 13 às 15 horas, na Biblioteca Municipal Profª Vera Gauss, acontecerá a Biblioteca Humana, onde pessoas serão “livros humanos” à disposição dos presentes. Uma boa ideia, interessante conferir.

######
SARAU Cultural – Nesta sexta, às 18 horas, terá início o Sarau Cultural IFSul Campus Charqueadas – Música, Literatura, Arte, aberto ao público, que poderá conferir a exposição e apresentação de trabalhos da comunidade local já inscritos. Outra iniciativa muito boa.

######
FUNCIONALISMO – Vários problemas com o empréstimo bancário dos servidores públicos estaduais a fim de receber o décimo terceiro salário, instabilidade que acabará afetando negativamente a economia gaúcha. E a culpa não é dos bancos, pois sem eles a situação seria ainda pior para o funcionalismo, visto que só o receberiam parcelado a partir de junho.

######
LIVE Stúdio – É para se lamentar a interdição do Live Studio em Charqueadas pela Prefeitura Municipal. Principalmente pelo motivo alegado: o Corpo de Bombeiros de São Jerônimo não teria realizado a devida vistoria do local em prazo hábil. Ou seja, um espaço importante para a cultura local, que gera três empregos permanentes e mais treze a cada evento, inviabilizado no final de ano por aquilo que Raul Seixas falava numa canção: “Seu Zé preocupado anda numas de horror, pois falta um carimbo no seu título de leitor, eh eh, ah ah, quando acabar o maluco sou eu”. Na propalada “crise” em que estamos, empreendimentos que geram emprego deveriam ser auxiliados pela burocracia e não vítimas fatais dessa. Pela matéria da semana passada aqui no Portal de Notícias, outros prédios do setor de comércio, serviços e lazer estariam na mesma situação, como o Salão de Festas do Sindimunicipários. Esperamos que tudo se encaminhe na busca da salvaguarda dos interesses econômicos da cidade e de seus empreendedores, trabalhadores e consumidores.


Texto publicado nas versões impressa e online na seção de Opinião do Jornal Portal de Notícias: http://portaldenoticias.com.br/noticia.php?id=4451&tipo=C&editoria=15&include=NOTICIAS
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 23/12/2015
Alterado em 23/12/2015
Comentários