João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Parlamento

Na quarta-feira pela manhã, numa composição inesperada entre a oposição formada por PT/PTB/SDD com PDT e PSB, da base governista, foi eleito o vereador pedetista Arisnei Rocha da Silva (foto acima) presidente do legislativo charqueadense para 2015. Vários aspectos desse fato podem ser analisados.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o vereador Arisnei será o segundo presidente negro em 32 anos de existência da Câmara de Vereadores. Antes, João Carlos Franco havia presidido a casa em 2006 e 2008. Isso é significativo, visto que, por exemplo, nenhuma mulher ocupou o cargo, mesmo com várias vereadoras tendo exercido mandato nesse período.

Em segundo lugar, a eleição corrobora, para além das convergências e divergências político-partidárias que motivaram a composição, o caráter democrático que os parlamentos devem possuir. O legislativo, em seus diferentes âmbitos, é a casa dos debates, dos diálogos, das composições, o poder onde, por essência, a população está mais representada em sua pluralidade política, filosófica, econômica, social e cultural. Por isso lhe cai tão adequadamente o tradicional epíteto de “a casa do povo”.

Na eleição municipal de 2012, a própria união entre PTB e PT causou surpresa, mas teve também o mérito de distensionar uma forte rivalidade na política local. Agora, a união destes com o PDT e o PSB começa a distensionar outra que, em 2013, logo após o pleito, chegou a tal ponto que levou a situação a excluir os vereadores da oposição de todos os cargos nas comissões permanentes da casa, acontecimento sem precedentes nas legislaturas anteriores.

Se, por um lado, a mesa diretora eleita revela uma divergência na aliança governista, por outro – e isso é muito mais importante – afirma o legislativo municipal como espaço de democracia e de diálogo entre os divergentes e antagônicos, até mesmo para composições eventuais e específicas de poder. Mais que a classe política em maturidade, quem ganha com isso é a sociedade, pois a civilidade política é o caminho mais eficiente para o desenvolvimento das cidades.

----- * -----

SALDINO & NADICO – Importante a homenagem aos 70 anos dos senhores Saldino Antônio Pires e Pedro Arnaldo “Nadico” Araújo realizada na última terça na Câmara de Vereadores de Charqueadas, em sessão presidida pelo vereador Gilvan Carvalho, por proposição das vereadoras Patrícia Ferreira e Paula Nunes. Saldino e Nadico realizam um trabalho fundamental na preservação da história e da cultura de Charqueadas, e toda a honraria a eles concedida é bem merecida.

----- * -----

LUCIANA & GABEIRA – A caminhada realizada por trabalhadores, cidadãos e lideranças políticas, sindicais e empresarias do centro de Charqueadas até as instalações do Polo Naval, em uma tórrida manhã de sol, na sexta-feira passada, contou com a presença da ex-candidata a presidente Luciana Genro e do histórico militante político Fernando Gabeira, este fazendo uma reportagem para a Globo News. Os manifestantes entraram na empresa e foram até as margens do rio Jacuí, num momento ímpar e memorável de participação cidadã em defesa dos interesses da comunidade local.

----- * -----

CEU Vereador Jorge Afre – Foi gratificante comparecer ao ato de retomada das obras do Centro de Artes e Esportes Unificado no Bairro Sul América, onde o prefeito Davi Gilmar de Abreu confirmou a continuidade da parceria entre Município e União em favor da comunidade. O projeto tem tudo a ver com a trajetória do saudoso ex-vereador.


Ver Gilvan, Nadico, veread Patrícia, Saldino e veread Paula


Vereadores de PoA Fernanda Melchiona e Pedro Ruas com Luciana Genro


Fernando Gabeira (camiseta azul)


Artigo publicado na seção de Opinião do jornal Portal de Notíciashttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 04/12/2014
Alterado em 04/12/2014
Comentários