João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Romário 1000:
grande baixinho!


Para quem gosta de futebol, Romário é um dos grandes atletas do esporte.
De minha parte, digo que foi o melhor centro-avante que eu vi jogar. Melhor do que os grandes Reinaldo, Careca, Túlio, Ronaldo Nazário e Baltazar (do meu Grêmio!), os quais também tive o prazer de ver atuar sobre os gramados.
Mas Romário, repito, foi o melhor de todos. O mais completo. O mais eficaz. Futebol arte e objetivo, ao mesmo tempo.
Romário, o grande nome da Copa dos EUA em 1994, do Tetra Brasileiro, goleador daquele mundial. Eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 1994.
Romário daquela memorável partida válida pelas eleiminatórias da Copa do Mundo de 1994, Brasil 2x0 Uruguai, no Maracanã, em 1993. Que atuação magistral e inesquecível!

Romário é um incomparável jogador dentro da pequena área, ímpar. Quantos gols espetaculares! Bonitos e encantadores para quem aprecia o "esporte bretão".
E esse milésimo gol marcado ontem no Estádio de São Januário, pelo Vasco (time que levou o milésimo gol de Pelé e teve um jogador seu repetindo o feito!), contra o Sport Recife, é um marco e tanto, comparável a poucos...
Como o do Rei do Futebol Pelé (1.281 gols) e, dizem, de Friendrich e Puskas, estes em números estimados, se não me engano. (Também Flávio Minuano, ex-jogador que brilhou no Internacional, Corinthians e Fluminense, hoje sexagenário, garante ter balançado a rede 1.070 vezes.)
Em partidas oficiais, segundo o site do Vasco da Gama, Romário completou hoje 738 gols, contra 720 de Pelé. Isso só mostra realmente a expressiva capacidade do Baixinho e a excelência do Rei, que era meio-campista e já aos 29 anos tinha mil gols no currículo.

Jogador de futebol é jogador de futebol. Alguns não são tão grandes fora de campo, mas não é esse o caso a se tratar aqui. Nem estou eu preocupado agora em avaliar o homem Romário, que desconheço. As polêmicas que andou envolvido, com suas atitudes, brigas e palavras ásperas e sarcásticas, com torcedores, técnicos e outros jogadores, fazem parte do currículo do cidadão Romário. O atleta está em outra esfera.

Também as críticas que envolvem essa coisa do milésimo gol e que até são pertinentes (vide o que a Revista Placar vem colocando, por exemplo), eu prefiro não abordar aqui. É uma questão de opção por determinado enfoque ao tratar um fato.
Por exemplo, prefiro observar que são poucos os atletas do futebol que conseguem chegar aos 41 anos, no final da carrerira, já ricos, com um contrato com um clube da primeira divisão do futebol brasileiro e tendo ainda alguma coisa a buscar no horizonte.

Futebol é $$$, é marketing, é negócio para uns, profissão para outros e paixão para muitos. Assim como as artes também. Assim como muitas coisas.
Contudo, eu prefiro o enfoque da paixão, embora consciente da realidade.
Um feito esportivo é um feito humano, um trabalho realizado que exige muito esforço, técnica e aptidão. E Romário fez o seu milésimo gol. Isso é história. Um marco. Um feito!

Como pessoa que gosta do esporte coletivo chamado futebol e que já colecionou emoções com os gols de Romário, faço essa homenagem.
Grande Baixinho!!! Valeu!!!

Gols de Romário:
Equipes                                  Gols
Vasco                              324
Flamengo                          204
PSV (Holanda)                   165
Seleção Brasileira               71
Barcelona (Espanha)           53
Fluminense                        48
Miami (Estados Unidos)        22
Valencia (Espanha)             14
Adelaide (Austrália)             01
Outros gols do Baixinho:
Divisões de base                 77
Jogos Festivos                    21
TOTAL DE GOLS                    1000

----- * -----

Nunca me senti tão sozinho aqui no Recanto. Procurei nos textos publicados ontem e hoje para ver se outra pessoa tinha abordado o tema e nada. Cruzes, só eu aqui a falar sobre isso! Compreensível. Minha opção de enfoque é residual.

----- * -----

Divina, resolvi não seguir o seu bom conselho e deixei para publicar o texto hoje mesmo, em vez de tê-lo feito antes. Como ninguém aqui no Recanto acabou tocando no assunto, exaltando o feito do Romário, acabei não sendo mais um a louvá-lo. Ao contrário, sou uma voz isolada.

Acessem:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/461889
Texto de DIVINA REIS JATOBÁ
"Os 999 gols de Romário na China"

----- * -----

Acessem também:
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495262 
Texto de FLAVINHA
"Romário 1000"
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 21/05/2007
Alterado em 21/05/2007
Comentários