Nós e o presidente (e também o governador)
Final de agosto de 1990, o Lula veio a Charqueadas e só bebeu água. Sério! A foto acima não me deixa mentir.
Nela estou eu com incríveis 22 aninhos e um mês de vida!!!!!!!!!! Parece que foi... no século passado mesmo!
Acharam-me ali? Dou um tempo para vocês...
Barbada né, o único gato ali é o terceiro da esquerda para a direita!!!
Pois é, sou eu mesmo ele, sorriso colgate. Saí na foto como papagaio de pirata, eh eh eh eh. É que à época eu era dirigente do PT municipal.
Na foto estão, da esq p/ dir: Almerindo Guterres, (o atual governador do RS Tarso Genro é aquela cabecinha escondida ao fundo, acima do ombro do Almerindo, saindo do WC), Jorge Afre , Eu, Lula, Daltro Ferraz e esse outro de chapéu veio com o Lula, não lembro quem é nem fui apresentado na época. Todos da foto ainda vivos, graças a Deus (só não sei do cara aquele).
O futuro presidente veio para participar do ato contra a privatização da Aços Finos Piratini, que acabou sendo vendida para a Gerdau em fevereiro de 1992.
Quem tirou essa foto foi um fotógrafo do jornal Correio do Povo, depois o Almerindo foi a Porto Alegre e comprou dele umas cópias e conseguiu pra gente. Lembro do Lula dizer no momento:
- Bate aí uma foto pessoal, pro Brizola dizer que é cachaça!
É por isso que tá todo mundo rindo na foto. Lula é impagável frasista!
Depois, em 1998, Brizola foi o vice do Lula.
(Eu lembro bem desse Ato Público, pois quando o Sindimetal marcou o ato, descobrimos que o Lula estaria no RS e fomos eu, o Afre e o Almerindo na sede estadual do PT tentar colocar a agenda dele para Charqueadas, para o ato. O Miguel Rosseto, então ainda no Sindipolo, queria levar o Lula lá. O Gerson Almeida era secretário geral do PT e coordenador da campanha do Tarso e cuidava da agenda dessa vinda do Lula que era pra campanha do Tarso, então o Afre disse na reunião na sede estadual do PT RS que em Charqueadas era uma questão ideológica mais importante e que colocaríamos mais pessoas e por mais tempo que o Rosseto no Polo, numa saída de trabalhadores. Levamos a agenda! [O Afre é tinhoso, um animal político!]
Tenho inclusive a foto neste dia na chegada dele, antes do ato, no antigo Postaço - que é a foto de cabeçalho deste texto .
O Daltro, quando o carro do Lula chegou no ponto combinado de espera, que era na frente da obra da Termelétrica Jacuí I - até hoje inconclusa! -, saiu correndo feito louco gritando "Lula, Lula, me dá um autógrafo". Pegou o autógrafo numa folha de cheques, eheheheh, inesquecível! Até o Lula riu dessa do Daltro.)
Almerindo Guterres, gremista, ainda é casado com a mesma mulher, trabalha na prefeitura da cidade de Novo Hamburgo e ainda é PT.
Afre, gremista, grande liderança política do PT local (esse merece uma crônica à parte), ex-vereador, ex-secretário municipal de Obras, é atualmente CC no governo Tarso, está divorciado. Permanece filiado. Está numa delicadíssima situação de saúde, infelizmente.
Eu, gremista, estou aqui no RL escrevendo para vocês, era solteiro e agora estou casado (desde 1997), me desfiliei do PT em junho de 2010, embora estivesse afastado da militância a uns cinco anos.
Datro Ferraz, gremista, permanece no PT e também é CC do governo Tarso. Se divorciou e casou de novo.
Ah, todos nós continuamos vivos e gremistas!!!
De Lula (corinthiano) e de Tarso Genro (colorado) eu não preciso falar pra vocês né, são personalidades públicas manjadas
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/05/2012
Alterado em 03/05/2012