João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
WikiLeaks dedura o Ministro Jobim

Esse site está prestando um serviço ao mundo democrático, fazendo com que a informação não seja um patrimônio exclusivo das esferas burocráticas governamentais. Max Weber já falou sobre isso há tanto tempo...

Ao expor vários documentos secretos da correspondência dos embaixadores estadunidenses pelo mundo, mais que constrangimentos, esclareceu completamente pontos que ficavam apenas subtendidos e também relativizados pelas "versões oficiais".
Realmente, a internet revolucionou a comunicação em escala mundial, possibilitando a atuação amplificada de grupos que, em tempos pré-net, ficariam à margem, com poder de comunicação e de intervenção democrática bem restrito. Hoje, caiu na Net, está no mundo!
Como esses caras não surrupiam documentos pra chantagear, mas sim pra divulgar para todo o mundo, não são piratas virtuais do mal, mas, de certa forma, do bem comum.
Agora qualquer um, como eu que escrevo e você que me lê, fica sabendo de coisas que nunca saberia.

Como por exemplo as relações do Ministro da Defesa Nelson Jobim com representantes dos EUA, criticando a linha dos diplomatas brasileiros do Itamaraty, que representa a política internacional do Governo Federal .

Já achei estranho o ministro ficar "neutro" na última campanha presidencial, mesmo com o PMDB, seu partido, tendo o vice na chapa de Dilma (PT). Fiquei estupefato em saber que mesmo assim ele permanecerá ministro ! E totalmente boquiaberto ao ver o presidente Lula defendê-lo agora que o pessoal do tal site o dedurou por tabela, já que quem falou das supostas opiniões bem particulares do ministro foi um membro da diplomacia estadunidense ao se reportar a Washington.
Se o diplomata mentiu ou exagerou a respeito das opiniões de Jobim , não se sabe, mas que o documento reservado em que ele afirma essas coisas é verdadeiro, isso é.

Ora, fiquei a pensar: Que força estranha segura ele no cargo?
Claro que o presidente brasileiro deve ter seus motivos pra mantê-lo e defendê-lo, assim como a futura presidente.
Mistérios palacianos, sigilo político-burocrático.


O caso WikiLeaks e a realidade concreta da liberdade nos dias atuais

Várias empresas, de Internet e de crédito, estão cedendo a pressões dos governos, principalmente dos EUA, contra o site WikiLeaks, sufocando o mesmo, além de efetivar a prisão do seu coordenador, o australiano Julian Assange.
Isso tudo mostra o quanto o povo em geral tem a liberdade de saber e de comunicar a "verdadeira verdade" sobre o mundo em que vivemos. Talvez essa seja a maior lição de todo esse fato para a população em geral.
O que temos realmente de libertade de expressão e de pensamento?
O que sabemos realmente sobre as decisões políticas e econômicas que regem a nossa vida concreta?
Vivemos num faz de conta?
"Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado ê, povo feliz" - Zé Ramalho




João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 05/12/2010
Alterado em 08/12/2010
Comentários