Ninguém venceu o debate da Band
Num debate em que os dois candidatos se chamavam a todo o tempo de mentirosos e desinformados, que base teremos para decidir quem venceu?
Lula e Geraldo fizeram um debate que não engrandeceu a política brasileira.
Vejam, o Sr Geraldo a chamar Lula de fujão por não ter ido a debates no primeiro turno. Tudo bem, mas será que ele deixou de votar no FHC em 1998 por ele ter feito o mesmo?
Na guerra de números e versões que se seguiu, com os cadidatos se chamando de levianos, mentirosos e desinformados o tempo todo, que base podemos ter para dizer quem foi o melhor no debate? Cada um confia em quem quiser!
A agressividade do debate me leva a crer que nossa democracia ainda terá que evoluir muito. Muito pouco de debate programático se viu. Só o Joelmir Beting, entre os jornalistas, fez uma pergunta interessante, que não foi respondida. Diminuir despesas cortando onde? Nos direitos dos trabalhadores públicos, nos gastos socias?
Ninguém repondeu, até porque isso seria dizer em termos não genéricos a que virão os futuros governos. Os outros jornalistas repetiram a cantilena ética, como se nessa terra de hipocrisias (e a imprensa está inserida nisso) exista quem não tenha metido os pés no barro ou quem ache que isso é o ponto principal na discussão da presidência.
Se não fosse assim, Heloísa Helena teria ganho no primeiro turno e Lula e Geraldo seriam derrotados em virtude do presente e passado dos seus partidos. O resto, é conversa pra bobo, na minha opinião.
Ética é importante, mas no caso dos candidatos do segundo turno, o debate profundo do programa é que vai dizer a quem os futuros governos irão servir.
Nenhum deles ganhou o debate, nem nós que desejávamos ouvir dos candidatos as suas diretrizes de maneira mais profunda.
----- * -----
Esse artigo está incluso como "destaque do editor" no Jornal de Debates do site IG, no tópico referente ao tema "Quem venceu o debate?".
Legal, se o editor do IG gostou eu resolvi publicar aqui, até porque representa bem o meu ponto de vista sobre o que eu assisti no debate.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/10/2006
Alterado em 10/01/2007