João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Mineiros do Chile: 13.10.10 = 33 vidas!!!

Mais de 40 países transmitiam ao vivo o resgate dos mineiros chilenos. Foi o que ouvi na Record News. Eu estava assitindo e percebi que esse era um momento impar e marcante da história mundial, um fato que vai ficar para os próximos 100 anos ou mais. Um momento onde a vida importou mais que qualquer custo ou lucro.
Liguei , quando do início da subida do último mineiro, agora a pouco, pro telefone do Beto, um amigo meu. A mãe dele tava olhando novela e ele não estava assitindo. Liguei pro meu pai, e o velho já tava deitado.

Pela manhã, lá pelas 6 horas, havia visto um pouco do resgate com a minha esposa na Record News. Às 8 estava na casa dos meus pais e passamos a manhã acompanhando e comentando. Durante todo o dia estava espiando a TV. Nunca olhei tanta Tv nos ultimos anos. Eu quase não olho TV, vocês se surpreenderiam o quão pouco eu assito.

Charqueadas é uma cidade mineira, esse fato do Chile repercutiu muito na cidade. Aqui, de 1956 a 1986, funcionou uma mina de carvão com profundidade de 360 metros, chamado Poço Otávio Reis. Devido a esse fato no Chile, os jornais de alcance regional daqui do Rio Grande do Sul, como a Zero Hora, republicaram matérias de acidentes ocorridos na mina charqueadense, pegando inclusive relatos atuais de mineiros daquela época.

Meu sogro, Pedro Noé Rocha, foi mineiro, trabalhou nela de 1966 a 1982. Se aposentou por problemas de saúde, mina de carvão é tri insalubre, o pó do carvão detona os pulmões.
"Haviam dois elevadores, que subiam e desciam com 12 funcionários, o poço tinha tipo 3x4 metros. Levavam 55 segundos para percorrer os 360 metros. Na descida os pés flutuavam; na subida as pernas pareciam que encurtavam" - relatou-me agora a pouco, na conversa que tivemos sobre o resgate, onde ele comentou coisas de seu tempo de mina.
"Em 29 de outubro de 1978, por volta das 11 horas da manhã, um dos elevadores rompeu o cabo de aço no final da subida, por falha humana, e três funcionários que estavam nele ficaram aos pedaços com a queda". Meu sogro lembra disso em detalhes, pois me afirmou que estava largando da hora-extra e se atrasou pra pegar esse mesmo elevador junto com outro colega. Escaparam por pouco!
Lembra ainda de outro acidente onde morreram cinco colegas sufocados pela fumaça de um incêndio. Como estavam muito no fundo da mina, não conseguiram escapar.

Outro fato curioso daqui é que Charqueadas tem intercâmbio estudantil com uma cidade chilena, o pessoal local vai de ônibus pra lá e eles vem pra cá. Inclusive eles estavam em Charqueadas nesses dias.

Um dia marcante, um fato marcante. A dor daqui é a mesma dor de lá, a esperança daqui é a mesma de lá, o ser humano é uma totalidade única com algumas especificidades distintas.

Viva a vida, viva o sonho, viva a esperança, viva a solidariedade, viva o ser humano.


----- * -----


VI Sarau Literário de Charqueadas
De 25 a 29 de outubro
No Solar Shopping

Programação:
www.souzaguerreiro.com/visualizar.php
Patronesse - Rejane Barczak:
www.souzaguerreiro.com/blog.php
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 13/10/2010
Alterado em 18/10/2010
Comentários