João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Sabe, estranhei o vermelho no símbolo da Copa. Porque não colocaram a data em azul, outra cor oficial do Brasil?

Copa do Mundo do
Brasil 2014: humildade gente!
 
A arrogância é um mal desgraçado. E creio que grande parcela de nós brasileiros, em certa medida, está acometida desse mal em relação futebol.
Brasil, Argentina e Paraguai foram eliminadas da Copa do Mundo da África nas oitavas de final, Uruguai foi quarto colocado. Paraguaios, uruguaios e argentinos foram recebidos com festa na sua volta, principalmente os últimos, mesmo depois de perderem por 4x0 pra Alemanha. Os paraguaios, inclusive, foram recebidos pelo presidente.
E no Brasil? Só vaiaram e xingaram os jogadores e comissão técnica. Dunga só foi bem recebido em Porto Alegre, mas é por ser gaúcho.
 
Isso demonstra o quanto muitos brasileiros são arrogantes e presunçosos e, por irônico que pareça, vendem essa imagem dos argentinos!
Ora, será que somos tão bons assim que não admitimos perder numa Copa do Mundo? Será que somos tão arrogantes que não dá pra valorizar os atletas que fizeram o seu melhor e honraram o nome do país no mundial, mesmo sem atingir o título? Será que estamos tão mal acostumados assim? Se vencer é glorificado, se perder é desonrado? Fomos vice em 1950 e 1998 e até hoje renegamos os atletas. O goleiro Barbosa morreu como anti-herói. Imagine, um vice campeão mundial de futebol!!!! Quantos atingiram tal feito?
 
Tem um texto aqui no RL de Leandro Cunha, curto e direto, que também fala sobre isso, muito bom, recomendo: www.recantodasletras.com.br/cartas/2359497
 
Ora, o Brasil caiu num jogo disputado para um time (Holanda) que foi finalista da Copa, situação idêntica a de 2006. E a Copa da África foi decidida por dois países que nunca ganharam a competição, Holanda e Espanha, a primeira foi pela terceira vez vice e segue sem título, a outra nunca tinha chegado a uma final e foi campeã. E nós, penta campeões, aqui, cheios de empáfia.
Baseando-se no histórico dessas duas seleções, podemos ser mais humildes e ver o que é torcer pra um time que nunca foi campeão ou para um que só depois de 80 anos conseguiu. E países com tradição no futebol mundial!!!
 
E o pior é que em 2014 temos como certo o título!?!?!
Você ouve isso por todo o lado, na mídia e nas ruas, e a impressão que se tem é que há um senso comum que vamos organizar e naturalmente vencer a Copa de 2014.
Quanto ingenuidade e presunção!!! Estão vendendo uma utopia pras pessoas e elas estão se enganado com isso. Imagina só a decepção que isso pode gerar? Esquecemos a lição de humildade de 1950?
 
Pessoal, vejam, de 1982 pra cá, só um país sede venceu a Copa: França, em 1998.
E vejam quem organizou copas:
1982 – Espanha (12ª colocada);
1986 – México (6ª);
1990 – Itália (3ª);
1994 – Estados Unidos (23ª);
1998 – França (CAMPEÃ);
2002 – Japão e Coréia (J 9ª, CS 4ª);
2006 – Alemanha (3ª);
2010 - África do Sul ( ).
Coloquei em negrito países potências do futebol que perderam em casa e que nem chegaram a final!!! Podemos até dizer que Itália e Alemanha ganharam as copas que sediaram em 1934 e 1974, respectivamente, mas isso foi num outro tempo do futebol, no início do século passado!!!!
 
Isso dá a dimensão do problema pra 2014?
Imaginem só a pressão sobre jogadores e comissão técnica? É vencer ou vencer, inaceitável perder mais uma copa em casa, a vitória se torna uma “obrigação”. E futebol é futebol, uma caixinha de surpresas. Se nós vencermos a Copa de 2014, será um feito, uma segunda exceção à regra dos últimos 30 anos!!!
 
Logo, acho que temos que ter muita humildade ao organizar a Copa de 2014 e no preparo e expectativa de nossa seleção. Deveremos respeitar muito as outras seleções, caminho inicial para quem sabe sermos vitoriosos em casa dessa vez, ao contrário da Copa de 1950.
Humildade!
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 19/07/2010
Alterado em 25/07/2010
Comentários