João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Sócrates:
“...gaúchos reacionários” !?!?!?



Sócrates, o ex-jodador, me decepcionou. E me decepcionou na medida em que era uma das minhas referências, o que ele dizia sempre teve credibilidade pra mim.
Não esperava dele uma declaração infeliz e preconceituosa contra os gaúchos. Ele, o Sócrates da “democracia corintiana”, um jogador referencial nos anos 80 não só pelo seu inegável talento de craque, mas também pela postura do homem, do cidadão, fugindo totalmente ao esquema alienado e apolítico que marca a maioria dos jogadores.
Criticando a seleção de Dunga e o próprio, Sócrates deu a seguinte declaração ao jornal inglês The Guardian: “Dunga é gaúcho, e os gaúchos são os brasileiros mais reacionários”.

Puxa, mas que declaração infeliz, por sí só! Mas vindo da boca do “doutor” Sócrates, ficou pior ainda, por tudo que ele representa e pelo peso que possui na história esportiva desse país.
Primeiro é uma frase extremamente agressiva e preconceituosa. Segundo, é de uma ignorância surpreendente para uma pessoa como ele.
O que ele quis dizer, na verdade? Em que sentido usou a palavra reacionário? Pela lógica miserável da frase, o entendimento possível seria: o futebol da atual seleção brasileira é reacionário porque seu treinador é gaúcho e os gaúchos são os brasileiros mais reacionários. Mas que barbaridade, tchê!
E o que seria esse futebol reacionário eu não sei e nem estou preocupado em saber, mas sei que os gaúchos não são os brasileiros mais reacionários! E também não sei se existem entre os brasileiros cariocas, paulistas, mineiros, capixabas, paranaenses, catarinenses, baianos, sergipanos, paraibanos, potiguares, amazonenses, acreanos, goianos, etc, os que sejam “os brasileiros mais reacionários”. Acho que encontramos brasileiros reacionários em todos os estados e cidades.

E, claro, chamar alguém de reacionário tem a ver com o ponto de vista de quem acusa. Um comunista chamaria um capitalista de reacionário e vice versa.
Sócrates, pelo que sei, é um democrata de esquerda, ligado ao PT paulista, especificamente o de Ribeirão Preto, onde ocupou cargo no governo da cidade quando Antônio Palocci era prefeito. Logo, creio que nos chama de reacionário à partir deste ponto de vista.
Em primeiro lugar, eu nunca generalizaria uma coisa dessas, dizer uma coisa assim de todo um grupo social. Chega a ser constrangedor ouvir uma pessoa culta generalizar assim. Eu aprendi na vida e na universidade a não cometer tal preconceito, a não julgar pelo geral, pois isso sempre acaba em tragédia. Os judeus e os negros que o digam!

Mas eu perguntaria ao doutor Sócrates:
Um povo que criou e sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial é reacionário?
Um povo que elegeu algumas das primeiras administrações do PT em capital e estado é reacionário?
Um povo que gestou o Orçamento Participativo na capital e no estado, experiência pública laureada pela ONU, é reacionário?
Um povo que elegeu um negro de centro esquerda governador é reacionário?
Um povo que elegeu um bancário de esquerda governador é reacionário?
Um povo que elegeu um negro, operário e de esquerda senador é reacionário?
Um povo que elegeu uma professora estadual senadora é reacionário?
Um povo que votou maciçamente em Lula, um operário nordestino de esquerda, em 1989 e 1994 contra FHC, é reacionário?
Um povo que gerou líderes como Leonel Brizola e Luis Carlos Prestes é reacionário?
Um povo que elegeu uma mulher paulista governadora é reacionário?
Um povo que tem como mito fundante de sua identidade a Revolução Farroupilha, republicana e abolicionista, é revolucionário?
Um povo que teve uma participação decisiva na Revolução de 30 é reacionário?
Um povo que se ergueu contra o golpe em 1961 na Campanha da Legalidade é reacionário?
Um povo que apoiou o governo nacionalista de Getúlio Vargas é reacionário?

O cidadão Dunga até pode ser um reacionário, não sei qual a ideologia dele. O futebol da seleção pode até ser reacionário, seja lá o que isso signifique. Mas os gaúchos, com certeza, não são os brasileiros mais reacionários, se é que existam “brasileiros mais reacionários” em termos gerais.

Sinceramente doutor, acho que você foi ofensivo e desrespeitoso, perdendo uma ótima oportunidade de ficar quieto e não queimar o seu filme.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 27/06/2010
Alterado em 27/06/2010
Comentários