João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Futebol: desrespeito? Menos, por favor...

Acabaram os campeonatos estaduais no Brasil. Talvez sejam esses os campeonatos que mais agradem ao torcedor, visto que é uma coisa mais próxima, fala da sua terra.
Com relação ao Campeonato Gaúcho, eu sou dos que pensam bem assim. Ganhar um Gauchão é a coisa mais boa do mundo e, se puder ser no confronto direto com o Inter, ah, então, uma maravilha! No domingo o Grêmio sagrou-se campeão no segundo “Clássico Grenal” (Grêmio X Internacional, pra quem não sabe), disputado em sua casa, o Estádio Olímpico Monumental. Depois do jogo, fui comer um xis Campeão e tomar uma Quilmes no Bar Paredão, aqui em Charqueadas, que é do Baí, um amigo meu, colorado renitente.

Mas do que eu quero falar é no excesso de politicamente correto da imprensa.
Na comemoração do título, o meia gremista Hugo pegou junto a torcida do Grêmio um pequeno “caixão” vermelho com um cruz branca, simbolizando o enterro simbólico do Inter (foto abaixo). Pois hoje, no programa local de esportes da Bandeirantes daqui, os caras estavam criticando a atitude dele, que seria provocativa, desrespeitosa, e que poderia acirrar os ânimos de torcedores e jogadores para os próximos grenais.
Ora bolas, que bobagem, deixem o Hugo festejar o título com a torcida! Não vejo desrespeito nenhum nisso, só gozação, parte integrante da brincadeira do futebol, que só as mentes poluídas pela intolerância não conseguem perceber. Se isso tem algo de desrespeito, está na cabeça de setores da imprensa esportiva, que, ao fazer esses comentários, acaba, aí sim, por insuflar o pessoal, vendo chifre em cabeça de cavalo.

E os meninos da Vila? Pois o Santos foi Campeão Paulista e, na comemoração, os jogadores cantaram a música “Ei Luxemburgo, pode esperar, a sua hora vai chegar”, referindo-se ao treinador do Atlético Mineiro (foto acima), que está disputando vaga pra semi-final da Copa do Brasil com o Santos.
Mas que desrespeito tem nisso? Uma brincadeira de garotos, puxa vida! Não estavam ofendendo a honra ou difamando ninguém, apenas desafiando o próximo adversário.
Tem ainda gente que vê desrespeito no cara dar chapeuzinho, elástico, pedalada, drible da foca em outros jogadores. Ora; vão se catar! Que se dane esse futebol esquemático cheio de volantes, deixem a malícia rolar solta nos campos, dando a magia possível ao futebol. E olha que eu sou um torcedor do Grêmio a dizer isso, nosso time de futebol força a la uruguaios e alemães. Deixem o drible e a criatividade livres!

Querem ver outra bobagem? Essa crítica a paradinha antes da cobrança de pênalti. Dizem que ela é muito desvantajosa pro goleiro...
Ora, que se danem os goleiros, tá achando ruim vai ser zagueiro pô! A paradinha é uma beleza, o goleiro tem é de ser esperto ou craque o suficiente pra pegar pênalti com paradinha e tudo. Ainda bem que a FIFA não carimbou a intenção desses mestres do bom gosto e do certo e do errado do futebol que queriam proibir a paradinha!

Pra mim, ruim no futebol é:
1 – Jogos arranjados;
2 – juizes comprados:
3 – elitização do esporte com ingressos cada vez mais caros;
4 - $$$ contando muito, com poucos clubes ganhando muito patrocínio por interesses empresariais e dos meios de comunicação, desnivelando em muito o futebol;
5 – corrupção em nível de cartolagem;
6 – imprensa sensacionalista.

Por favor, não venham vocês, da imprensa, a querer ditar os rumos do futebol. Deixem os jogadores à vontade para os torcedores serem felizes, pois isso é o que somente ainda não foi corrompido nesse esporte.

PS – Reparei que o Benfica perdeu para o Porto, o que deve ter irritado muito o nosso colega de RL Henricabílio. Ainda mais que o Braga ganhou e agora está a apenas três pontos do Benfica, que mantém a liderança do Campeonato Português. Mas estou na torcida pelo Benfica caro Abílio.
PS II – Quarta o Grêmio pega o Fluminense do recantista Maurélio Machado pela Copa do Brasil. Quem passar pode encarar o Santos na semi final. Maurélio, espero que o Grêmio livre vocês desse perigo, eh eh eh eh.



João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 05/05/2010
Alterado em 05/05/2010
Comentários