Sou leitor assíduo da revista Caros Amigos, compro quase todo mês na banca (não gosto de assinar revistas). A capa da edição de outubro me chamou a atenção: uma moça de biquini estilizado com a bandeira dos EUA e segurando um rifle (foto acima).
Olhei melhor e percebi ser a candidata a vice-presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, a governadora do Alasca Sarah Palin. O título da capa era “É isso que é a América?”, tendo por subtítulo “Sarah Palin, vice de Maccain, ‘preparada para governar’ e invadir nossos países”. De cara, ao olhar a foto e o título pensei: se é isso que é a América, até que não está nada mal, eh eh eh. Realmente, homem heterossexual é tudo farinha do mesmo saco, primeiro olha o exterior. E realmente, para um mulher de 44 anos, mãe de quatro filhos (um recentemente nascido), a vice do Maccain tá muito tri, mas bah tchê.
Depois, ao passar para a análise mais racional, estranhei um pouco a Caros Amigos. Ué, o que que tem a Sarah colocar um biquini e ir curtir com a família e o maridão dela por aí, tirar uma fotos? Qual é o crime? É imoral botar biquini e tirar fotos? De repente ela e o marido dela curtem essas coisas. Ou a Caros Amigos virou puritana agora? Eu acho que uma mulher de biquini é uma das bençãos que Deus colocou nesse mundo imperfeito e injusto. É a criação Dele a serviço da maravilha que é viver.
Fui mais além: imagina se eu saio com a minha mulher e ela coloca um biquini estilizado com as cores da bandeira nacional ou do Grêmio? Mas é claro que eu ia tirar umas fotos dela!!!! Dispensaria o rifle, mas daí eu acho que é uma questão de cada um ter o seu barato. Aí a Caros Amigos ia publicar uma foto dela com o título: “É isso que é Charqueadas?” Putz, além de ser uma baita invasão de privacidade, pegar fotos pessoais sem autorização e divulgar com fins políticos, seria um baita preconceito e um moralismo rastaquera.
Será que o pessoal da Caros Amigos não gosta de mulher de biquini? Fui ler a matéria.
Gente, no interior tinha a tal foto e outra idêntica, só que com o rosto de uma guria (foto abaixo). E a Caros Amigos informava que tinha recebido as fotos do João Pedro Stédile (sem terra não gosta de mulher de biquini?) informando que não era montagem a da Sarah Palin. A Caros Amigos informava que resolveu dar crédito ao João Pedro ao invés de dar aos que alegavam que a foto seria uma montagem, sendo a verdadeira a da guria. Olhando bem (pra minha decepção, confesso!), vê-se claramente que a verdadeira é a da guria, pois a Sarah está até de óculos. Imagina se ela iria tirar a foto, de biquini numa piscina, usando óculos? E a revista, ainda bem, teve a coerência de mostrar uma foto da vice do Maccain que os defensores da montagem diziam ser a prova da montagem, pois nela a cabeça da Sarah Palin está indêntica à da foto montada, só que invertida.
Buenas, então os Caros pegam uma foto da mulher que tem tudo pora ser uma montagem e colocam na capa da revista, malhando preconceituosamente a ela? Putz, a Caros Amigos me decepcionou. Ficou parecendo uma “Veja de esquerda”, essa revista que parei de ler por estar muito sectária no seu anti-lulismo e anti-esquerdismo direitoso e que vive cometendo essas capas desrespeitosas e achincalhadoras de extremo mau-gosto.
Destesto esse tipo de coisa e a Caros Amigos me decepcionou por ter entrado nessa seara. A Caros Amigos é uma revista que tem ponto de vista de esquerda não dogmático e é bem plural e democrática dentro dessa visão de mundo, e é por isso que eu a leio. Gostava também da extinta Primeira Leitura, editada pelo direitoso Reinaldo Azevedo e pelo pessoal do PSDB, pois ela era o contra-ponto da Caros Amigos, com uma visão de mundo precisa mas plural e democrática dentro dessa visão. E devo dizer que na PL, mesmo com o Reinaldo nela, não se via esse tipo de coisa.
Aliás, não leio mais Veja e Isto É por causa desse tipo de jornalismo sectário que ainda se passa por “neutro”. Detesto malandro! Gosto de quem assume seu lado antes de exprimir seus argumentos, acho mais leal com o leitor no processo de informação e construção de pontos de vista. A Veja e a Isto É se passam por isentas quando na verdade tem lado. Aliás, todo mundo tem lado. Nesse sentido a imprensa americana está mais evoluída, pois lá os jornais manifestam em editoriais seus pontos de vista e seus candidatos, deixando claro ao leitor de que lado ela está. Aqui no Brasil não, a imprensa é tri comprometida politicamente e esconde isso do leitor, passando por “neutra”. Parecem executivos de terno que não tomam banho e não usam papel higiênico.
Mas daí, voltando ao biquini da Sarah e a Caros Amigos, claro que na matéria a linha do jornalista que a fez era em cima de questões políticas e programáticas que a candidata a vice representa na chapa republicana, usando a simbologia do rifle na questão belicista, etc. Contudo eu não gostei mesmo assim, pois acho que os pornográficos, que exploram e mercantilizam a sensualidade feminina, e os moralistas, que querem tornar pecado o que há de belo nesse vida, se merecem. Na verdade a maldade está na cabeça e na falta de respeito, pois o que é belo e é vida é belo e é vida, é criação de Deus.