João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
05/02/2008 23h24
Carnaval Charqueadas 2008
A foto acima é do desfile da Escola de Sambra Brotinhos do ano passado.
Esse ano a coisa estava muito boa, como já havia falado no texto anterior.
Buenas, na segunda-feira assisti ao desfiles das escolas de samba daqui de Charqueadas. Foram cinco, pela ordem: Brotinhos, Terceira Idade, Sol do Amanhã, Verde e Rosa e São Miguel. Finalizando, o bloco Tribu's passou pela avenida.
Não havia tanta gente como no domingo olhando os desfiles, mas as entidades estavam com muito pique. Claro, o carnaval de Charqueadas é básico e pequeno,  compativel ao de uma cidade de 30 mil habitantes, mas diverte e encanta muito a quem o assite.
Em 2005 o carnaval estava ruim, pois só desfilou a Brotinhos (que participou sempre, todos os anos, desde a década de sessenta) e as demais entidades eram blocos, que colocavam apenas cd's com música e passavam "bebemorando" pela avenida. Nada contra, aliás, tudo a favor da diversão do pessoal, mas o problema é que a prefeitura dava auxílio financeiro tanto aos blocos quanto à escola. Se não me falha a memória, eram 2.700 reais para a Brotinhos e 800 reais para cada bloco. Mas a prefeitura não exigia nada em contrapartida.
Como eu fazia parte do Conselho Municipal de Cultura nessa época, a gente discutiu isso lá, que estava errado. Então a Secretaria de Cultura, na época em que era o Marco Castilho o secretário, começou a estabelecer para 2006 um valor maior de incentivo, desde que as entidades cumprissem alguns critérios, como ter samba enredo, tema, dois carros alegóricos, fantasias e bateria. Daí acoisa começou a fluir e só cresceu em 2007 e nesse ano, com a prefeitura também evoluindo na organização do evento, melhorando-o ano a ano.
Tanto isso deu certo que o Bloco Tia Tufina apareceu em 2006, virou escola em 2007 e esse ano não partucipou do carnaval da cidade, pois foi contratada para se apresentar em Triunfo, cidade de nossa região onde a prefeitura nada em $$$$ (tem uma baita receita devido ao pólo petroquímico estar situado na cidade).
Nesse ano também ressurgiu a Verde e Rosa, escola de samba que estava desativada há 10 anos e teve um passado significativo em outros carnavais.
O poder público, com inteligência, planejamento e organização consegue tanto promover a cultura para os seus cidadãos quanto ativar a economia e o turismo cultural. Vem bastante gente de outras cidades pra Charqueadas.
O inusitado deste ano aconteceu por conta do baile da escolha da rainha do carnaval. Depois do baile declararam uma vencedora. No outro dia, verificaram que somaram errado as planinlhas e que a candidata vencedora era outra. Daí uma solução politica: o carnaval de Charqueadas tem duas rainhas , eh eh eh. Acontece, mas como diz a Fúria do Tempo naquela música: "E tudo é festa gurizada, oh oh oh oh!'

Creio que esses problemas não são nada, visto que Charqueadas tem uma vida cultural ativa, pois tem uma classe cultural atuante, que pressiona e questiona o poder público. Aqui temos uma Secretaria de Cultura, ao passo que em outros municípios da região a Cultura é mero departamento atrelado à Educação. O que é um tremendo equívoco administrativo, ao meu ver.
Mas sabe como é, se os produtores culturais do interior não pressionam o poder público, as administrações só ficam gastando $$ pagando artistas de fora para vir na cidade participar dos famigerados "eventos" festivos e culturais e não fomentam os artistas locais. Aqui em Charqueadas temos uma noção clara desse fato e sempre estamos em cima.
Por exemlo, ter uma Secretaria de Cultura nessa administração foi uma luta política na formação do governo, pois queriam iniciar o mesmo com ela... atrelada à Edução ou como um "departamento de eventos" ligado ao gabinete do prefeito. A força dos produtores culturais não deixou, visto que na administração anterior tal equívoco já havia sido cometido nos dois últimos anos.
Um outro ponto interessante é que o Conselho Municipal de Cultura de Charqueadas possui 12 menbros titulares, sendo apenas 2 indicados pelo poder público. É um outro avanço que tem o dedo dos produtores culturais, especialmente do então secretário de Cultura (1998) Manoel Henrique Paulo. Na Conferência Estadual de Cultura realizada em 2006, vimos que a maioria dos municípios não tem conselho e, dos que existem, a maioria é paritário, ou seja, metade indicada pela prefeitura e metade eleita pelos segmentos culturais. Assim, é só o poder público cooptar um conselheiro eleito e fica com maioria, podendo "aplicar" sua poítica cultural sobre a comunidade cultural. Isso não acontece em Charqueadas, ou melhor, é bem mais difícil de acontecer.

Nesse quadriênio adm inistrativo em andamento arrancamos na luta um Fundo Municipal de Cultura e uma Agenda Cultural do Município, que contrempla em lei o fomento aos vários segmentos  locais, como música, literatura, artes plásticas, tradicionalismo, teatro, artesanato, etc.
Aqui em Charqueadas temos três eventos que consomem muito do $$$ do Orçamento da Cultura: O Rodeio (início de março), o Carnaval e a Gincana (final de março) de aniversário do Município. Mas claro que a cultura deve ter uma visão mais ampla do que a realização desses "eventos" festivos, por mais importantes que sejam para a comunidade.

Estamos também na briga pela construção de uma Casa de Cultura, promessa de campanha do atual prefeito que ainda não saiu do papel. Aliás, essa é uma novela que se arrasta desde 2000 e que gerou uma briga politica e juríca na cidade,envolvendo o atual prefeito e o anterior. Nem vou entrar nesse assunto aqui, o que interessa é que desde 2000 aguardamos que a Casa de Cultura saia das fundações.
No ano passado o prefeito queria realizar emendas no Orçamento do Município tirando verbas da Casa pra colocar em outras rúbricas. A classe cultural não aceitou, foi à imprensa e derrubou os projetos no Legislativo,
Mas agora, pouco antes do carnaval, foram os vereadores que fizeram emendas e tiraram $$$ do orçamento previsto para a Cultura. Foi uma bola nas costas da classe cultural. Até onde já apurei,  aconteceu que o prefeito encurtou o orçamento do Legislativo e eles fizeram várias emendas ao Orçamento do Município, dentre elas algumas tirando 115 mil reais da Cultura.
O prefeito, então, vetou todas as outras emendas, exceto às da.. Cultura. E os vereadores aceitaram!!! Foi uma verdadeira bola nas costas. Agora, não se sabe quem é pior, se o prefeito ou se os vereadores.

Mas o que que tudo isso tem a ver com carnaval? Ora, nada é por acaso, e toda a cultura de um município é fruto de um contexto social, cultural, político e administrativo. Se em 2005 não tivesse acontecido nenhum debate e pressão, certamente ainda teríamos aquele tipo de carnaval, só que medonhamente ampliado, com certeza.
"O pior analfabeto é o analfabeto político" - Brecht.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 05/02/2008 às 23h24
 
04/02/2008 22h04
Carnaval em Charqueadas
Está sendo um grande ano de carnaval em Charqueadas, com muita gente na avenida. As escolas de samba num crescendo desde o início desta administração. Tenho de fazer justiça a ela neste ponto, pois está organizando bem a festa e tem uma política inteligente de incentivo às entidades carnavalescas, muito até em função dos debates que aconteceram há dois anos no Conselho Municipal de Cultura.
Ontem teve desfile na avenida, e hoje tem de novo. No sábado choveu e o mesmo foi concelado.
Muito gente na rua, muita gente mesmo. Vou para os desfiles pra conferir as escolas de samba, pois ontem estava cansado e só vi uma. Amanhã volto pra dizer como foi a coisa aqui no carnaval charqueadense.
A minha escola aqui é a Brotinhos, na qual a minha filha sempre desfila (menos nesse ano, pois estava na pria em janeiro) e para a qual já fiz dois sambas enredo (2005 e 2007). Esse ano eles vem com o tema Riquezas do Mar. Estava bonita ontem e com certeza vai estar melhor hoje.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 04/02/2008 às 22h04
 
30/01/2008 17h02
ASLIC propõe IV Sarau Literário para 20 a 24 de outubro
A Associação de Literatura de Charquedas- ASLIC - em suas últimas duas reuniões debateu e definiu as datas que irá propor para a Secretaria de Cultura realizar o IV Sarau Literário de Charqueadas, de acordo com a lei que criou a Agenda Cultural do Município: de 20 a 24 de outubro.
Em 2007 o III Sarau Literário reuniu cerca de 1300 pessoas em seus cinco dias de atividades. Esse ano a ASLIC está se estruturando melhor e pretende avançar na construção do Sarau, trabalhando o ano inteiro tendo o evento por perspectiva principal.


Escultura de Santa Bárbara - Charqueadas é uma cidade que teve entre as décadas de 50 e 80 o período econômico da exploração do carvão mineral. A padroeira dos mineiros é Santa Bárbara.
Pois a Secretaria de Cultura fez um projeto pra revitalizar o Memorial do Mineiro, uma obra que fica no Parcão de Charqueadas. Para isso, encomendou ao talentoso artista plástico charqueadense Antônio "Cajo" uma escultura de concreto de quartro metros de Santa Bárbara para colocá-la naquele espaço.
A Associação dos Pastores de Charqueadas fez um abaixo assinado contra a colocação da imagem da santa no memorial. Embora não tenha lido o abaixo-assinado e, portanto, não conheça as alegações dos signatários, penso que o espaço público deva estar aberto a manifestação de todas as religiões. Eu, partucularmente, sou um cristão, mas sem orientação católica ou evangélhica.
Buenas, se uma vertente doutrinária-religiosa não inclui a adoração a imagens em sua interpretação teológica da bíblia, não vejo porque as religiões e cultos que atuam em Charqueadas não possam colocar imagens nos espaços públicos, ainda mais que a iniciativa parta da administração municipal. E Santa Bárbara é uma forte referência histórica, cultural e religiosa em Charqueadas (creio que o poder público não pode é proibir ou excluir determinada cultura religiosa).
Por exemplo, temos uma imagem de Yemanjá nas proximidades da beira do Rio Jacuí. E acho correto.  O espaço público deve ser laico, ecumênico, aberto a todas as vertentes religiosas, filosóficas e politicas. "Há espaço para todos, há um imenso vazio" - H. Gessinger.
Sempre que as orientações religiosas se confundiram com o controle do estado na história da humanidade, tivemos e temos o mal e as trevas espraiados, limitando os direitos humanos e as liberdades civis.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 30/01/2008 às 17h02
 
26/01/2008 22h33
Lutando pela vida IV
Minha tia avó Nazinha fez 96 anos ontem. Recupera-se muito bem da queda e da operação que sofreu no fêmur. Vai voltar a andar normalmente.
Minha cachorrinha que ficou sequelada da cinomose está recuperando a pata, mas acho que vou ter que amputá-la. Fevereiro é que vai dizer.
O Dunga, peixinho betta vermelho que eu tinha, faleceu. Agora só está o Felipão lá, azulando o quarto.
Soube hoje que o seu Zé, um cara legal daqui que eu conhecia, motorista na prefeitura, faleceu, do coração. Deus o receba.
O mar é tão lindo! O vento é tão poderoso. O sol tão... sei lá.
A criação de Deus é maravilhosa.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 26/01/2008 às 22h33
 
19/01/2008 00h36
Roger no Grêmio
O Grêmio contratou o meio campo Roger, ex Fluminense, Corinthians e Flamengo. Craque de bola, gosto muito do futebol dele. Estava meio que sobrando no mercado brasileiro, os clubes não o queriam. Não teve uma boa fase em 2007. Teve lesões seguidas. Se conseguir jogar o que sabe no Grêmio vai fazer a diferença, pois possui um grande futebol. O Tricolor estava precisando de um jogador com as suas características e, ainda por cima, madura, com 29 anos.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/01/2008 às 00h36
Página 139 de 149