João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
22/06/2010 11h40
Sócrates falou bobagem

"Em entrevista ao jornal britânico The Guardian em 23.06.2010, o craque da Seleção de 1982 Sócrates atacou:
— Dunga é gaúcho, do extremo sul do Brasil. E eles são os brasileiros mais reacionários."
Estou decepcionado com ele. Nunca imaginei que Sócrates, uma pessoa que representou nos anos 80 uma visão democrática e lúcida enquanto jogador de fultebol com consciência social, falasse uma bobagem tão grande, demonstrando um entendimento histórico, político e social tão pobre e um preconceito rasteiro contra os gaúchos.
Perdeu a oportunidade de ficar quieto.
Vá ler a história política desse país, "Doutor" Sócrates! Vá ver o papel do Rio Grande no mesmo antes de falar preconceitos e queimar o seu filme.
E seja mais educado e respeitoso.

Parte da entrevista (tradulçãoo do Google):
"Você gosta do time do Brasil? It is a very bureaucratic team, very conservative… they'll have problems. É um time muito burocrático, muito conservador ... eles vão ter problemas. There's a new kid at Santos, Paulo Henrique , who is exceptional. Há um novo garoto no Santos, Paulo Henrique , que é excepcional. He is already the best player in Brazil. Ele já é o melhor jogador do Brasil. He is playing amazingly well and Dunga [the coach] didn't want to take him. Ele está jogando incrivelmente bem e Dunga [a] o treinador não quis levá-lo. He didn't take Ronaldinho; he only chose defensive midfielders, players who mark, players who run. Ele não teve Ronaldinho, ele só escolheu médios defensivos, os jogadores que marcam, os jogadores que correm. If Kaká isn't playing well, the team will be badly out of kilter. Se Kaká não está jogando bem, a equipe ficará muito fora dos eixos.
But isn't Dunga simply being sensible? Mas Dunga não é apenas ser sensível?
Being sensible isn't always the best thing. Ser sensível não é sempre a melhor coisa. Who says that being sensible is a sign of quality? Quem disse que ser sensível é um sinal de qualidade? I don't think so. Acho que não.
So who would you have taken? Então você teria que tomar?
Henrique, for a start. Henrique, para começar. Ronaldinho, too. Ronaldinho, também. Players with creativity. Jogadores com a criatividade.
Does the "sensibleness" of Dunga's squad perhaps symbolise the fact that Brazil considers itself a more "sensible" country these days? Será que a sensatez "da equipe de Dunga, talvez, simbolizar o fato de que o Brasil considera-se mais um" país "sensível nestes dias?
Dunga is a gaúcho – he is from the extreme south of Brazil – and they are the most reactionary Brazilians. Dunga é gaúcho - que é a partir do extremo sul do Brasil - e eles são os mais reacionários brasileiros. His team is very coherent, in terms of coherence with his world view and his background. Sua equipe está muito coerente, em termos de coerência com sua visão de mundo e sua formação. I understand why he has chosen the team that he has; it's just that I don't think it is very Brazilian. Eu entendo por que ele escolheu o time que ele tem, é só que eu não acho que isso é muito brasileiro.
"


Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 22/06/2010 às 11h40
 
18/06/2010 10h35
Saramago morreu hoje
Faleceu hoje pela mahã o escritor José Saramago. Baixei esse texto do IG e deixo-o aqui.

"O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu nesta sexta-feira em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, aos 87 anos. Segundo a família, a morte ocorreu por volta das 13h no horário local (8h de Brasília), quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher, Pilar del Río.
José Saramago havia passado uma noite tranquila. Após o café da manhã, começou a passar mal e pouco depois morreu, de acordo com informações da família.
Biografia
Prêmio Nobel de Literatura em 1998, primeiro escritor de língua portuguesa a obter a honraria, Saramago mostrou ao longo de sua vida uma paixão duradoura pela literatura.
Seus livros são marcados pelos períodos longos e pela pontuação em muitos momentos quase inexistente. Os artifícios formais são vistos como verdadeira barreira para vários leitores, mas outros se encantam com a fluidez de seus textos, sempre entremeados por reflexões fortemente humanistas.
Nascido em 16 de novembro de 1922, em aldeia do Ribatejo chamada Azinhaga, de família humilde, Saramago só veio a produzir sua primeira obra de sua fase mais madura em 1980, "Levantado do Chão".
Dois anos depois, "Memorial do Convento" o colocou como um dos maiores autores de Portugal, posição confirmada com o lançamento do inventivo "O ano da morte de Ricardo Reis", em que narra os dias finais do heterônimo de um dos pilares da literatura de seu país: Fernando Pessoa, em uma criativa mescla de fatos reais e imaginados.
Saramago era um autor prolífico. Além de romances, publicou diários, contos, peças, crônicas e poemas. Ainda em 2009, lançou mais um livro, "Caim".
Esta obra retoma um personagem bíblico, subvertendo a versão oficial da Igreja Católica. Em 1991, seu "Evangelho segundo Jesus Cristo" dispôs de artifício semelhante. A "reescrita" do ateu convicto de esquerda não agradou aos religiosos, provocando grande polêmica em uma nação fortemente católica.
No ano seguinte, o livro foi indicado a um prêmio, mas o governo português vetou a candidatura. Insatisfeito, Saramago partiu para um "exílio voluntário" na espanhola Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia desde 1993.
Outro de seus romances, "Ensaio sobre a Cegueira", narra uma epidemia em que os personagens perdem a visão, enquanto uma mulher a mantém. A obra, uma das mais conhecidas do português, foi adaptada para o cinema pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. O filme foi exibido no Festival de Cannes.
Atualmente Saramago estava preparando um livro sobre a indústria do armamento. "Todo mundo tem armas, vivemos numa sociedade de violência, que é aceita e a televisão está nos dizendo todos os dias que a vida humana não tem nenhuma importância", afirmou, em entrevista em novembro.
Opiniões fortes
Saramago não se furtava a emitir opiniões, seja em seus livros, seja em entrevistas. Em 2008, afirmou que era um "comunista hormonal". Ao mesmo tempo, desferia duras críticas à esquerda, que "não pensa nem atua", segundo declaração dele do mesmo ano.
O crítico Harold Bloom qualificou-o como "o escritor de romances mais dotado de talento dos que seguem com vida, um dos últimos titãs de um gênero em vias de extinção". A citação consta do prefácio de "O Caderno", assinado pelo italiano Umberto Eco, reproduzido pelo site do jornal espanhol "El País".
Neste "Caderno",
Saramago reúne texto publicados inicialmente em seu blog. No prefácio, Eco notava que, apesar de já ser fartamente consagrado, Saramago ainda se dispunha a escrever suas reflexões sobre o mundo na internet e a dialogar com os leitores.
No mesmo texto, o pensador italiano lista alguns dos temas presentes na obra de Saramago: os grandes problemas metafísicos, a realidade e a aparência, a natureza e a esperança, e como são as coisas quando não as estamos olhando. Eco arrisca ainda uma entre as muitas definições possíveis para Saramago: um "delicado tecedor de parábolas"."

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 18/06/2010 às 10h35
 
30/05/2010 20h17
Tex Willer e o Senhor do Abismo
Finalmente comprei o filme e vi  ontem, em DVD.
Na foto aí em cima, estão os atores Carlo Mucari (Jack Tigre), Willian Berger (Kit Carson), o escritor Gianluigi Bonelli (criador do Tex, que faz uma ponta no início do filme) e Giuliano Gemma (Tex).

Este artigo da internete reflete exatamente o que achei do filme:
http://www.texbr.com/texespeciais/filmetex_artigo_a.htm
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 30/05/2010 às 20h17
 
13/05/2010 11h01
Grêmio 4x3 Santos: Jogo do ano!
O Grêmio, depois de estar perdendo por 2x0 no primeiro tempo a semi-final da Copa do Brasil para o Santos no Estádio Olímpico, virou o jogo, no segundo tempo, em 30 minutos, para 4x2! O Santos ainda marcaria mais um com Robinho. Grande jogo! O centroavante gremista Borges foi o destaque da partida (foto acima), marcando três gols.
Quarta-feira que vem é na Vila Belmiro, o Santos terá o retorno de Neymar (que não jogou no Olímpico)
, parada dificílima para o Grêmio, mesmo com a vantagem adquirida ontem. O time santista é realmente muito bom.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 13/05/2010 às 11h01
 
11/05/2010 17h38
Victor, Ronaldinho Gaúcho e Neimar de fora!
Puxa Dunga, nâo levará nenhum deles pra Copa, Ronaldinho e Neimar? Achei com pouca criatividade o teu meio campo. E o Vitor está numa ótima fase. Opinião de torcedor, não leve a mal.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 11/05/2010 às 17h38
Página 107 de 148