Essa foto é de abril do ano passado. Estou exatamente do mesmo jeito, hoje. Até com a mesma roupa e a mesma caneca.
A primeira pessoa que me ligou foi a tia Dione. Também as primas Paula e Daniela e a tia Nara. Fiquei muito emocionado com a ligação da mãe, do hospital. A Emília me ligou agora a tarde. Embora tenha desativado o aniversário no Facebook, recebi mensagens de Gilson Goldani, prima Aracy, prima Patrícia, Minéia Vargas, Clarice Silva (logo depois da meia noite), Andréia Cruz, Claudia Pedreira, prima Débora, Marcos do Portal, Rafaela Marrek e Rosa Melchiors. Numa postagem que fiz dando a entender indiretamente que era meu aniversário com a foto do Fuca 53, comentaram Bárbara Moreira, Enio Souza, Wagner Madeira, prima Janaína, Suzi Guerreiro, Pulcina Dutra, Andieile Parise, Aline Rocha, Ceres Silveira, Denise Tissot, Ângela Medianeira e Rosangela Silva da Silva (Raffo).
A Joana e o Jessé vieram almoçar comigo e a Rosilane, como sempre, observando as regras do distanciamento social. O Pedro e a Manuela com o Arthur e o Pablo com a Maria Laura ficaram na casa dos meus sogros. Foi legal, dento do possível e do permitido pela chuva, que complicou o almoço na rua. Quando a Joana foi embora, coloquei a máscara e caminhei até a rótula com ela. Fazia exatamente 15 meses que eu não fazia esse percusso, nem outro qualquer, fora a ida na PMEC para primeira dose da vacina dia 5 de maio. Em setembero espero voltar ao normal possível.
Hoje também as filhas do Pablo no Ceará fazem dois anos, Maria Isabel e Maria Isadora. O jogador argentino Messi igualmente faz níver hoje. Ceres (nasceu no mesmo ano, inclusive), Andréia Sofia e Rafaela Marrek Mirapalheta também.
Era noite de São João...
Eu e enfermeira Pauline (ou seria Pabline?). Foto de Liziane. Abaixo, saindo de casa, no dia, às 09 horas da manhã. Depois de 13 meses e 11 dias em completo isolamento social em casa, saí pela primeira vez a fim de tomar a primeira dose da Oxford Astrazeneca na PMEC. Fomos eu e a Rosilane no Táxi do Celito. Achei que poderia estranhar, mas foi tudo tranquilo, surpreendi-me com a tranquilidade que senti.
Foi rápido lá, a Rosilane esperou no taxi. O portão estava pintado de cinza e com um símbolo da Susepe desenhado. Vi o Peixoto e o Mário no Pórtico, a Cláudia e a Fabiane na entrada da ADM, o Paulo Odir, a Rosane e a Clara. Pela manhã, vira no Bom Dia Rio Grande da RBS TV uma fila enorme de idosos em PoA aguardando uma segunda dose que não viria para todos. Imagina?
Depois aproveitei e dei uma rápida passada na casa do pai. Está judiado ele, que me achou magro. Fomos na Clarice dar um alô de longe, querida. Passamos pela praia da Cachoeirinha, o Celito queria comprar peixe lá. Chovia de leve. Vi a ponte da margem do rio pela primeira vez. Lugar legal. Voltamos pra casa, ainda cruzamos com a Joana e o Jessé pelo caminho, ao chegarmos em Charqueadas.
PS - No dia 15 o Posto de Saúde Beira Rio me liga para vacinar, pois sabiam que eu era diabético.
São 15h20 min e a Joana acaba de ser vacinada em primeira dose, na cota das grávidas. No sábado passado, dia 1º, fez 15 dias que o meu sogro foi vacinado com a segunda dose da CronaVac e, portanto, está imunizado contra a Covid-19. Domingo, Dia das Mães, minha sogra também estará imunizada. Agradecer a Deus e à ciência.
BEATRIZ - Hoje a Joana soube que espera uma menina e disse que o nome será Beatriz. Uau, coisa boa! Enfim, a Gláucia BEATRIZ estará parcialmente redimida - era o nome que eu quis botar na Joana, mas a Rosilane não gostou.
VACINA (adendo) - Hoje recebi uma ligação da nova diretora da penitenciária, Liziane Vezzosi, que substituiu o Ben Hur - uma pessoa a quem devo muito. Ligou-me às 19h39min, muito atenciosa, para me convocar a tomar vacina amanhã, lá, às 09h30min. Enfim, após 14 meses e 10 dias, sairei pelo portão da casa para ir a um lugar, o mesmo onde estive pela última vez, em 24 de março de 2020. Dá um nervoso, claro, após tanto tempo em isolamento social, mas ser vacinado em primeira dose não é um desafio nesse momento, é uma benção e um privilégio, acima de tudo. Seria igualmente vacinado daqui uns dias no posto por ser diabético, mas Deus quis que seja assim. Que assim seja. Obrigado Deus, obrigado ciência, inspiração divina ao intelecto humano.
Ontem a Rosilane, como profissional da Saúde (psicóloga), foi se vacinar no posto central de Charqueadas, às 15h15min. A Joana foi com ela e passou a manhã conosco e almoçou aqui, junto com o Jessé. Muito feliz! Daqui há noventa dias ela fará a segunda dose. Meus pais e a Rosi em primeira dose e meus sogros, a tia Dione e uma porção de conhecidos em segunda. Muito feliz, obrigado Deus.
Todavia, ontem foi um dia intenso...
Pela manhã minha sogra veio dizer que a Élida Canto (foto abaixo) morreu. Estava internada com Covid-19, intubada. Técnica de enfermagem aposentada, trabalhou lá na PMEC. Gente boa, conversava com ela quando lá no serviço. Estava rezando diariamente por sua recuperação. Fiquei muito abatido. Como ficarão sua mãe e seus dois filhos adotivos? Ela pegou Covid-19 cuidando do irmão dela, que também faleceu. Que tragédia. Deus a receba.
Ontem, também a X veio aqui em casa nos dizer que testou positivo para Covid-19 no final de fevereiro. Disse que seu chefe ligou ontem para dizer que um exame de sangue que eles e um outro funcionário de seu setor fizeram deu positivo. O caso foi o seguinte: na primeira semana de fevereiro foi no setor deles uma senhora que tossia, dizendo que isso era tosse de fumante que ela tinha. Fizeram o exame no final do mês e depois, como veio a bandeira preta, ela ficou em casa e não se falaram mais. Agora ele viajou para a localidade em que a senhora morava e descobriu que ela morrera de Covid-19. Então foi conferir o que os exames haviam dado e foi informado que os três testaram positivo. Ainda bem que ela ficou assintomática e ainda bem que, aqui em casa, seguimos rigorasamente todos os protocolos de isolamento e distanciamento social, recebendo TODAS as pessoas sempre no pátio, com máscara, e a uma distância mínima de três metros.